Logo O POVO+
Um dia de mel, sorrisos e peixe à delícia
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Um dia de mel, sorrisos e peixe à delícia

Num domingo como hoje, meu pai adora comer um peixe à delícia. a ele e aos papais leitores dedico essa página
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Segundo domingo do mês de agosto é dia de festa, é Dia dos Pais. Embora hoje tenhamos a consciência de que muitos formatos de famílias são possíveis, peço a permissão do leitor para usar do momento oportuno para trazer uma figura especial como assunto dessa coluna, o meu pai, sr. Plínio Leitão.

 

Para falar de papai precisamos mesmo de algumas formalidades. Nunca vi alguém referir-se a ele ou sobre ele como "tu", "você", "o". Ele sempre foi o senhor Plínio e explico por que. Nascido em maio de 1926, hoje com 92 anos, não tenho notícias (nem ele me contaria muitas de suas estripulias) dos seus tempos de rapazote. Como filha do segundo casamento de meu pai, já nasci numa casa de pai avô. As brincadeiras sempre foram comedidas, o silêncio era respeitado. Com papai aprendi a ouvir Tim Maia, Nelson Gonçalves e tudo de bossa nova. Ele me apresentou meu primeiro amor. Apaixonei-me pelo Tom Jobim do encarte de uma coletânea.

[FOTO2] 

Em momentos de comemoração, nas décadas de 80 e 90, ele nos levava ao tradicional restaurante do Ideal Clube. Ele, sempre um lord, perfumado e com calças e camisas muito bem passados. Pegava o cardápio apenas por educação, afinal todos sabíamos qual seria sua escolha: peixe à delícia.

 

Desejo então, que neste domingo, assim como em muitos outros, possamos aproveitar o privilégio de ter a presença e o carinho de sentar à mesa com nossos pais. Como ele mesmo disse na última visita que fiz há poucos dias: "minha filha, seu sorriso é mel". Que a gente encha de mel e sorrisos os lares nesse Dia dos Pais.

 

 

 

Peixe à delícia

Ingredientes:

1,5kg de filé de tilápia

150 ml de óleo

Suco de 2 limões

8 de bananas

350g de manteiga

1 cebola branca

250g de farinha de trigo

2 lt de leite integral

Sal e pimenta do reino q.b.

400g de queijo coalho

Preparo:

Tempere os peixes com sal, limão e pimenta do reino. Grelhe os filés no óleo. À parte, doure as bananas numa frigideira com um pouco da manteiga. Para o molho branco, refogue a cebola no restante da manteiga. Adicione a farinha de trigo e mexa apenas com a manteiga. Aos poucos vá despejando o leite e mexa bem. Mantenha o fogo baixo e quando o molho engrossar acerte os temperos e apague o fogo. Bata o molho no liquidificador. Monte camadas do peixe e da banana e cubra com o molho branco. Salpique o queijo coalho e leve para gratinar. Sirva com arroz.

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?