Logo O POVO+
O domínio do fogo
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

O domínio do fogo

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Todo este mundo mágico da gastronomia existe porque, um dia, nossos antepassados pré-históricos dominaram o fogo. Alguns antropólogos radicalizam e defendem a tese de que o homem só é homem porque dominou o fogo e aprendeu o processo de cocção de seus alimentos, tornando-os mais facilmente digeríveis. Isto teria causado mudanças fisiológicas, que reduziram o nosso aparelho digestivo e, com o excedente energético, a consequência teria sido o aumento de nosso cérebro.

Apesar de seu papel fundamental na cozinha, o fogo vinha ocupando uma posição coadjuvante no mundo da gastronomia. A cocção direta no fogo havia perdido o seu merecido valor. Mas hoje o fogo voltou a ocupar uma posição de destaque. Fica evidente em programas televisivos, que têm o fogo como protagonista ou na quantidade de gastrônomos que têm se dedicado a buscar as possibilidades gustativas que podem ser extraídas do cozimento direto no fogo.

O prato brasileiro do fogo mais popular, ainda mais nesse clima de Copa do Mundo, é o churrasco. Engana-se quem imagina que a feitura de um bom churrasco não envolve uma infinidade de cuidados técnicos.
[FOTO2] 

PRÊMIO


The world`s 50 best restaurants 2018_

 

Sem grandes novidades a esperada lista do "The World's 50 Best Restaurants". Houve apenas uma troca de posições entre os quatro melhores colocados. O grande chef Massimo Bottura, do Osteria Francescana, da Itália, retomou o primeiro lugar que havia conquistado em 2016. Em segundo lugar ficou o El Celler de Can Roca, um restaurante espanhol espetacular, comandado pelos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca. Em terceiro lugar ficou o Mirazur (Riviera Francesa). E o quarto lugar foi ocupado pelo Eleven Madison Park (Nova York). O Brasil continua tendo um representante na lista: o D.O.M., do chef Alex Atala, ocupando a 30ª posição.
[FOTO3]
Circuito Orgânico Gourmet

 

O Grupo Orgânico está realizando um evento muito interessante em sua sede no Shopping Riomar. Durante cinco sábados consecutivos, a partir das 18h, chefs de cozinha e nutricionistas apresentam propostas para uma alimentação saudável. Além das palestras e aulas-show, o Circuito selecionou, na Comunidade do Gengibre, mulheres para trabalhar no Grupo Orgânico. O processo de escolha envolve aulas na UniFanor e a obrigatoriedade de assistir a todas as aulas-show do evento. 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?