Logo O POVO+
Vilões e mocinhos da alimentação
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Vilões e mocinhos da alimentação

De tempos em tempos, o que era saudável deixa de ser e vice-versa. A alimentação e seus modismos, quem entenderá?

 

A gastronomia é como a moda, você precisa se atualizar para saber o que está na crista da onda. Se piscar e não observar, pode estar comendo um alimento démodé. Na alimentação temos um desfile de sabores que entram e saem de cena. Alimentos que consumimos por serem gostosos e os alimentos que oscilam no nosso hall por fazerem bem ou mal à saúde. Um alimento passa de vilão a mocinho em seis meses e em igual período ele se vilaniza novamente. Existe um ícone da gastronomia brasileira que entra e sai de moda à medida em que fazemos mal uso de sua imagem: a coxinha. Nunca vi um alimento que se reinvente tanto. Ela, nossa coxinha, vira "gourmet" e comida "démodé" tão rápido quanto uma flambada de conhaque. E dos alimentos tidos como saudáveis ou funcionais a estrela é o ovo. A cada estação podemos comer mais ou menos ovos, de acordo com a alimentação do momento. Na dúvida sobre estes heróis da resistência e ressaltando que esta coluna é informativa e não uma indicação de consumo, listamos alguns guerreiros que caminham na corda bamba.

 

Frutas

Podemos generalizar dizendo que frutas são mocinhos, mas se a sua dieta tem o objetivo final de emagrecimento fique alerta. Frutas até não engordam, mas você sim, se comê-las de forma desmedida. Claro que elas são nutritivas, têm fibras, ajudam a regular o funcionamento do organismo e têm boa quantidade de vitaminas, mas elas são ricas em frutose, que é um açúcar simples e, sendo assim, têm fácil absorção, vira energia e depois pode virar gordurinhas. Sucos de fruta, então, são concentrados de açúcar, evite!

 

Ovos

Os ovos são provavelmente a maior incógnita da alimentação humana. É fato que são fontes de proteínas de alta digestibilidade, ajudam na construção de tecidos, principalmente no tecido muscular que é o que devemos trabalhar para ter em grande quantidade e a albumina da clara é “santo remédio”. Além disso, relata-se os seguintes benefícios: Antioxidante, melhora da atividade cerebral, causa alta saciedade, melhora o humor e é rico em vitaminas. A parte ruim? Rico em colesterol. Dois ovos já ultrapassa a quantidade diária recomendada para consumo humano. Mas estudos atuais sugerem que o aumento de colesterol está mais ligado ao açúcar e a tendências hereditárias. Sugiro procurar um nutricionista ou médico nutrólogo para que ele lhe explique bem essa questão.

 

Bacon

Hoje em dia o consumo de bacon é recomendado. É sugerido que a gordura é importante fonte de energia e com praticamente zero quantidade de açúcar. Vale ressaltar que o bacon que é recomendado não é o vendido em supermercados, mas o de fabricação caseira. O bacon de supermercado é rico em açúcar, corantes e conservantes. Sendo assim, bacon industrializado ontinua como vilão.

 

Manteiga

Como você já deve ter observado pelas sugestões anteriores, a gordura vive num momento de “super star”, mas isso não é salvo  conduto para consumir de forma desenfreada. Gordura engorda, gordura em excesso não faz bem à saúde e apesar da manteiga também ser rica em vitaminas e nutrientes, importantes como a proteína, deve ser consumida com parcimônia. Mas a manteiga neste momento está mais bem recomendada que a margarina e essa é a variação do momento.

 

Saladas

Eu já cometi o erro grave de comer muita salada para emagrecer. Bacias e bacias de folha não me deixaram emagrecer. Nunca entendi. Até que comecei a observar a quantidade de molhos, frutas, castanhas e torradas que eu adicionava. Nem vou ressaltar as saladas de batata e saladas de macarrão que eu comia, vou me prender nas saladas de folhas. Eu consumia muito molho e azeite, às vezes muito molho industrializado e nestes estão contidos alimentos que engordam e incham bastante: sódio, gordura e açúcares. Coma bastante salada de folhas e  leguminosas, mas tenha cautela no que usará de tempero.

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?