Logo O POVO+
Comida com afeto é na casa da mãe
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Comida com afeto é na casa da mãe

Neste domingo, largue as receitas do smartphone e visite os cadernos de receitas das mães e avós
NULL (Foto: )
Foto: NULL

MEMÓRIA_IDENTIDADE  

Todo mundo gosta de falar de comida e memória. Quando a gente traz então as lembranças de infância, quase conseguimos sentir o gosto das frutas tiradas no pé e dos deliciosos preparos de nossas mães e avós. De certo que nem todas as mães cozinhavam muito bem, a minha é uma delas, mas sempre tem um ou outro preparo que acaba virando especialidade delas e que só de pensar você já fica miudinho (a) feito menino (a) novo (a).
 

Na minha casa, dia de domingo era de lasanha bolonhesa com creme de leite, arroz de galinha com banana dourada, peixe à delicia e mão de vaca com pirão. Dos doces tinha a clássica delícia de abacaxi, sorvete de sapoti e o maravilhoso bolo de chocolate dela com cobertura, que até hoje ela faz pra nos convencer a passar lá pra tomar um café.
[QUOTE1] 

Tinha ainda o cardápio de quando a gente ficava doente e febril. Arrozinho de leite com queijo coalho e ovo. Para beber guaraná Wilson geladinho. Tinha menino torcendo tanto por uma febrezinha na década de oitenta só para  receber essa bajulação em forma de carinho e sabor. 


Comida de mãe e de avó é abraço certo. Essa memória gustativa construída através de tanto amor faz parte dos adultos que somos hoje. Muitas vezes a perpetuação destes hábitos com as famílias que vamos construindo, com os nossos filhos, é uma forma de construir uma tradição alimentar que vai para além do âmbito caseiro. Gilberto Freyre, em seu belo livro Açúcar, menciona essa relação das mulheres com a cozinha e essa hereditariedade de hábitos, preparos e cadernos de receitas como uma “maçonaria feminina”. Assim se forma essa rede de segredos, carinho e sabor por meio das mãos deste matriarcado.
 

Que neste domingo, a gente possa deixar os smartphones de lado e dar chance aos esquecidos cadernos manuscritos de nossas mães e fazer uma grande festa de sabor, saudade e bem querer ao redor das panelas e da mesa. Um lindo dia Matriarcado!
 

RECEITA

BOLO DE CHOCOLATE DA VOVÓ SÔNIA

INGREDIENTES:

 

5 ovos
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
200ml de leite integral
1 col de sopa de fermento
½ colher de chá de essência de baunilha

COBERTURA


1 lata de leite condensado
Meia xícara de chocolate
Meia caixinha de creme de leite (100g)
Chocolate granulado (opcional)

PREPARO:
 

Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até espumar e dobrar de volume. Adicione a farinha e o chocolate peneirados alternando com o leite. Adicione o fermento e a baunilha. A parte bata as claras em neve e misture lentamente. Leve ao forno para assar numa forma com furo no meio untada e enfarinhada. Asse por 40 minutos ou até o palito sair limpo. Para a cobertura misture o leite condensado com o chocolate e leve ao fogo baixo até engrossar levemente (bem antes do ponto de brigadeiro). Adicione o creme de leite e misture bem. Despeje por cima do bolo e salpique granulado por cima. 

 

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?