Logo O POVO+
Cozinhando como um chef
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Cozinhando como um chef

Escolas renomadas de gastronomia em paris oferecem cursos de pequena duração
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

NOVAS EXPERIÊNCIAS_PARIS


Se você vai a Paris e quer vivenciar por algumas horas o que é ser chef de cozinha e como estes profissionais se formam, aqui vão algumas sugestões e locais. A principal dica é com relação à língua, verifique se os cursos são bilíngues, caso você não fale francês. Não ache que você entenderá francês, como se fosse espanhol, ou que os professores terão paciência para explicar, soletrar e fazer mímicas. Eles não terão. Às vezes os cursos são ofertados apenas em francês, mas você pode perguntar ou pedir para traduzir para inglês, se isso lhe atender.

 

LENÔTRE_ É uma tradicional confeitaria francesa. Foi fundada por Gaston Lenôtre, um mestre. Tem uma escola profissionalizante bem próximo de Paris e tem três escolas para amadores dentro de Paris. A mais próxima do centro de Paris fica num barco no Yatch. As aulas custam cerca de E$ 120 e, apesar de ser dirigida para amadores, as técnicas são bem profissionais. Os professores são chefs de cozinha com muita experiência e nessas escolas amadoras estão os mais simpáticos, mas não tão simpáticos.


LE CORDON BLEU_ Esta é a mais famosa escola de cozinha da França. Oferta cursos de uma tarde e até cursos profissionalizantes de longo prazo. Vale muito a pena estudar lá e os professores são todos muito experientes. As aulas de um dia acontecem na mesma sala dos cursos profissionais e custam cerca de E$ 200. Todas as técnicas são bem profissionais.


ECOLE RITZ ESCOFFIER_ Essa escola está novinha em folha. Localiza-se dentro do palácio-hotel Ritz, na Place Vendôme. Na minha opinião é a melhor experiência de um dia pois, além da excelente aula, você visita um dos mais elegantes hotéis-boutique de Paris. A entrada da escola é pela entrada de serviço, mas você pode circular pala área social do hotel depois da aula. Além do próprio hotel você, de plus, ainda conhece a cozinha do hotel. Os cursos custam cerca de E$ 150 e essas aulas são sempre bilíngues.


L´ATELIER DES CHEFS_ Esta é essencialmente uma escola para amadores. Mas tem a melhor variedade de cursos e proporciona o que eles chamam de “Experiência com o Chef”. Nessa experiência você vai para dentro do restaurante do chef cozinhar com ele, chefs famosos e de restaurantes estrelados participam do programa. Uma experiência que não consegui participar por falta de vaga seria no Le Tour D´argent, investimento altíssimo, mas para experiência única. E$ 540. Mas os cursos normais são os mais acessíveis, em torno de E$ 70.


 
Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?