Logo O POVO+
Gin: uma história de prazer e polêmica
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Gin: uma história de prazer e polêmica

Bebida do momento, o clássico gin já foi apontado como culpado por dependência e depredação
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

TENDÊNCIA_DRINK

[FOTO1]

O gin está passando por um momento especial no Reino Unido e no mundo anglófono. Os supermercados não conseguem manter as marcas microdestiladas em suas prateleiras e os turistas estão reunidos em spas temáticos e hotéis que celebram a longa história da bebida.

 

A minha pesquisa sobre o precioso líquido começou lendo “Craze: Gin and Debauchery in an Age of Reason” de Jessica Warner. Solidamente informado busquei mais relatos na internet, é muita material!

 

Qual é a história? O Gin foi causa de um longo flagelo social, culpado de dependência e depredação, até que começou a sua lenta marcha em direção à respeitabilidade, ajudado, em grande parte, quando emparelhado com uma droga antimalárica amarga.

 

Ainda hoje, a maioria das pessoas tem olhares reprobatórios sobre a bebida, já conhecido pelos britânicos como “ruína da mãe”.

[QUOTE1] 

Na era moderna, os filipinos bebem disparadamente mais que o resto do mundo quando se trata do consumo de gin. A bebida se enraizou nas Filipinas durante a época colonial espanhola e a destilaria Ginebra San Miguel, fundada em 1834, continua a ser o principal fabricante de gin do país.

 

A base é cultivada localmente da cana-de-açúcar, semelhante ao rum.

Como desgustar

O que você precisa para beber um gin tonic legítimo: colocar o copo e o gin no congelador uma hora antes do preparo, usar um copo longdrink padrão, 50 ml de gin, 100 ml de água tônica adicionada vagarosamente, uma fatia de limão espremida e três pedras de gelo.

 

Curiosidade

Em 1743, a Inglaterra estava bebendo 2,2 galões ou 10 litros de gin por pessoa por ano, incluindo crianças viciadas na bebida. No auge da epidemia do gin, a taxa de mortalidade de Londres superou a sua taxa de natalidade. A obsessão britânica com gin tomou uma volta diferente no século XIX, quando os colonialistas na Índia usaram a bebida para tornar a prevenção da malária mais palatável. A quinina antimalárica, derivada da casca das árvores de Cinchona, foi eficaz, mas com sabor horrível, então misturava-se açúcar e gin para cortar a intensa amargura. Assim, nasceu o gin tonic. Uma maneira infalível de inserir a quinina na sua bebida, com um efeito secundário, o brilho da luz que remete ao azul ultravioleta.

 

Aquavit

Pessoalmente amo o primo do gin, o aquavit , congelado, harmonizando com peixes defumados, salmão, pirarucu defumado do engenho do Dedé, maravilhoso, com torradas de pão multigrão da Pâine então...

 

Livro

Livro “Craze: Gin and Debauchery in an Age of Reason”, de Jessica Warner, narra parte da história do Gin

 

Gin Pom

Gin e suco de pomelo em pó, conhecido como Gin Pom, é o cocktail mais popular nas Filipinas, juntamente com blends de cervejas mescladas com gin ou, para completar, algumas notas doces de menta.

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?