Logo O POVO+
Plating é arte!
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Plating é arte!

Pratos harmônicos, coloridos e de encher os olhos! Conheça alguns fundamentos do plating
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Desenvolva a sua veia artística e seu senso estético buscando inspiração em outros artistas, sejam eles chefs de cozinha ou artistas plásticos. A internet nos disponibiliza imagens de pratos espetaculares dos maiores chefs do mundo. E Fortaleza é muito bem servida de exposições de arte de alto nível.
 

O prato é a tela onde você vai fazer a sua arte, por isso o ideal é que ele seja de cor neutra, e grande em relação ao alimento e seus acompanhamentos. Comece a adquirir os instrumentos para facilitar o trabalho. Esses kits ainda não estão disponíveis no mercado de Fortaleza, mas comecei comprando minhas primeiras pinças em lojas de equipamentos hospitalares.
 

Algumas regras foram copiadas da arte japonesa, que pode ser resumida em  poucas palavras – Harmonia, Assimetria, Número ímpar e Menos é mais. Um exemplo prático que sintetiza essas regras é o arranjo de flores ikebana.
 

Grandes obras de arte da humanidade foram feitas com muita dedicação e trabalho. Então, para você chegar no plating ideal de um prato, podem ser necessárias muitas tentativas e muito treinamento para executá-lo com primor. 

Obras de arte que fizeram história foram finalizadas após muitos rascunhos.
 

O plating é um conjunto de técnicas para montagem de pratos, que se desenvolveu a partir do movimento gastronômico francês Nouvelle Cuisine, da década de 1970. Vou passar algumas regrinhas básicas para que o leitor possa começar a “brincar” com essa arte e entrar em um mundo viciante... 

 

ÉLCIO NAGANO

vidaearte@opovo.com.br

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?