Logo O POVO+
Tendências para 2018
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Tendências para 2018

NULL (Foto: )
Foto: NULL

A CONFEITARIA SERÁ A MINIMALISTA

São Paulo é inquestionavelmente a cidade com os melhores restaurantes do País. Não é uma afirmação leviana e nem colonialesca, é apenas uma questão de tamanho da cidade/oferta/ticket médio. Tem mais pessoas comendo, com mais dinheiro e com uma maior disponibilidade de investidores querendo abrir empreendimentos. Nos últimos anos a gastronomia vem simplificando seus métodos de preparo, a disponibilidade de investimento dos empresários reduziu, e tudo isso fez com que a comida ficasse mais “simples”. Sobremesas nababescas, glaçadas e de cores vibrantes estão over e démodé. Haja visto quem foram as confeiteiras que mais fizeram sucesso em São Paulo nos últimos anos, Carole Crema e Marilia Zylbersztajn. Confere na web o trabalho delas.

AS EMPRESAS SERÃO MAIS ESPECIALISTAS
 

Teremos a abertura de mais casas especialistas. A capacidade de investimento caiu, a disponibilidade de imóveis é escassa, em área apesar da oferta alta e tudo isso tem colaborado para que as casas sejam cada vez menores e com cardápios mais enxutos, assim as cassa de especilidade estarão em alta. Hamburguerias, Brigaderias, Sorveterias, etc.

REFRIGERANTES NATURAIS
[FOTO2]
 

A venda de Coca Cola caiu 6% no primeiro trimestre de 2017, frente ao ano de 2016. Não podemos atribuir a queda à retração do consumo brasileiro, haja visto que é mais barato beber refrigerante do que suco e a queda na América Latina foi de 7%. Águas saborizadas com gás, os chamados Refrigerantes Naturais com concentrados de frutas como os da Marca Da Vinci da Kerry são a nova tendência. A Kerry apontou uma subida de 23% no consumo da bebida frente ao ano de 2016, no mesmo período que a Coca Cola caiu.

HAMBURGUERIAS SEGUEM EM ALTA
As Hamburguerias continuarão em alta. Apesar de muitos terem apostado que elas seriam uma moda a tendência é que elas continuem a crescer. Obviamente haverão tendências dentro delas, hamburgueres veganos, saladas, pães funcionais. Mas o bom steak de carne moída ainda reinará por muito tempo.

COMIDA COMPARTILHÁVEL
Comida pesada, individual, para ser comida rápida e de forma desconfortável já era. Em função da perda de poder aquisitivo e da necessidade de se comer mais saudável, o cliente passou a pensar, selecionar e escolher bem que tipo de comida ele deve consumir. Comer em família nunca esteve tão em alta e assim os pratos compatilháveis, que vão desde pizzas a pratos servidos em travessa, ganham nova força.

COMIDAS EM BOWLS, POTES E TRAVESSAS

A velocidade da vida não tem mais se contrapondo à vida saudável, sendo assim, cozinhar tudo junto e servir em recipientes únicos já são tendência a alguns anos com os Noodles e agora mais recente com saladas, iogurtes com crumbles, mix de sementes e sopas que se iniciaram na Europa, principalmente na França com sua onda “BIO”.

SAÚDE INTESTINAL

Já tivemos a onda do ovo, do glúten, do leite e muitas outras. Algumas dessas persistem mas o foco agora está no intestino. Intestino é o novo cérebro, o novo sistema nervoso e o principal sistema a ser preservado, para quem lida com alimentação. A onda é chamada de Gut Health e o foco é preservar a flora intestinal. Alguns sugerem derivados do leite como iogurtes, leite fermentado, queijos e coalhadas. Outros sugerem que esses alimentos irritam o intestino. De ordem comum, viva os lactobacilos!!!

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?