Logo O POVO+
Os predicados de um café de qualidade
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Os predicados de um café de qualidade

NULL (Foto: )
Foto: NULL

A convite do grupo 3 Corações participei do lançamento da Santa Clara Reserva da Família, uma linha de cafés especiais da marca. Com grãos 100% arábica, a família é composta por quatro blends maravilhosos. Evento muito bem orquestrado, com momentos de viagem pelo cafezais com recursos individuais de realidade virtual.
[FOTO1] O que me impressionou foi o alto grau de certificação que o grupo alcançou, começando pelo orgânico, certificado pelo Produto Orgânico Brasil, continuando nas principais regiões cafeeiras do Brasil: Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e Sul de Minas, levando o importante selo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês). Trata-se da única instituição brasileira a certificar lotes de cafés especiais que podem ser monitorados por meio de controle de qualidade, com rastreabilidade total e numeração individual. Os consumidores terão acesso a essas informações por meio de um QR Code, que já está disponível em cada embalagem.
 

Mais um importante selo de certificação, o Rainforest Alliance, garante que as fazendas de origem fornecedoras dos grãos tenham uma auditoria sustentável, para assegurar o aspecto ambiental, social e econômico.
[QUOTE1] 

Os produtos são listados na categoria Gourmet, classificação mais alta da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), e já estão nas gôndolas dos principais supermercados das Regiões Norte e Nordeste.
 

“Nosso objetivo é criar laços genuínos e duradouros com o consumidor, sempre trazendo inovação e produtos de qualidade para o mercado. Por isso, estamos muito satisfeitos em anunciar o Santa Clara Reserva da Família. Essa linha foi idealizada para um público que é apaixonado por café e também para quem tem curiosidade para novas experiências. O Santa Clara Reserva da Família pertence a uma linha de cafés especiais gourmet, 100% arábica, com endosso das principais certificações e produzidos nas regiões mais nobres do Brasil”, afirma Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações.
 

O grupo é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o café Santa Clara. Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a companhia industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo, Cruzeiro, entre outras.


Para alegria dos fãs de cafés individuais, em 2013 chegou a TRES, solução de café expresso e multibebidas com mais de 20 sabores de bebidas quentes. Este leque de produtos da TRES aumenta o tempo todo, sempre com deliciosos desafios para os paladares de apreciadores do precioso líquido.


Estas exemplares certificações têm um custo alto para serem alcançadas. Os produtores da serra de Baturité estão no caminho. Mostrando que o café plantado na região pode competir em qualidade com a vantagem de optar pelo modo de produção sustentável. Basta ajuda de quem deve e pode para alcançar um nível de certificação a cada vez mais alto.

 

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?