Logo O POVO+
O menu para um novo ano
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

O menu para um novo ano

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Vem chegado o Ano Novo de 2018. Este é o período do ano em que renovamos as nossas esperanças e fazemos uma reflexão para revisar as nossas metas pessoais. Fé e esperança dão a tônica do momento e a superstição pode dar uma ajudinha. Vestir-se de branco, pular sete ondas no mar, contagem regressiva, são alguns dos rituais adotados pelo mundo. Mas muitas superstições estão relacionadas à comida e vou mostrar aqui alguns dos pratos adotados como rituais de boa sorte no ano que se inicia.


Doze uvas


Este costume surgiu na Espanha no inicio do século XX, em um ano em que houve excedente de produção. Algum produtor teve a idéia de criar o rito de comer uma dúzia de uvas na passagem de ano. O costume se espalhou pelo mundo ocidental...


Arroz com lentilhas


As lentilhas acabaram se tornando símbolo de boa fortuna e, por isso, o arroz com lentilhas está presente em muitas mesas na passagem de ano, aqui no Brasil e em muitos outros países do mundo ocidental. Alguns preferem guardar as lentilhas cruas no bolso ao longo do ano – prefiro come-las para evitar o trabalho.


Sobá


O povo japonês gosta muito do macarrão ensopado (lámen, udon, sobá...). E eles adotaram um tipo de Sobá, cuja receita é específica para a passagem de ano, cujo nome é Toshikoshi Sobá, que significa macarrão da passagem de ano.

 

Acreditam que este prato garante prosperidade para os próximos 12 meses.


Porco assado


Acreditam os mais supersticiosos, que comer porco é uma simpatia para o progresso, devido a característica desse animal de fuçar para frente. Motivos similares fazem com que certas pessoas evitem o consumo de aves, que ciscam para trás, podendo trazer o retrocesso.


Peixes


Os peixes são muito apreciados nos banquetes de final de ano, pois a sua imagem está relacionada a saúde.

 

Muitos outros pratos são adotados pelos supersticiosos ao redor do mundo, mas o mais importante é manter a fé inabalável e começar a mudar o mundo dentro de seu coração – isso é transformador!

[FOTO1][FOTO2] 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?