Logo O POVO+
Bistronomia: de Paris para o mundo
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Bistronomia: de Paris para o mundo

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Em 1992, o chef francês Yves Camdeborde criou um novo conceito de restaurante, que ia além do modelo dos pequenos bistrôs familiares, mas que tem uma estrutura mais enxuta que os grandes restaurantes, tanto em termos de instalações, como equipe de trabalho e que, consequentemente, fornece pratos de alta gastronomia a um preco mais acessível. Este é o conceito da Bistronomia, que se espalhou primeiramente por Paris e, depois, pelas grandes capitais do mundo.

Este conceito de pequenos restaurantes, que fornecem alta gastronomia e um preco mais acessível, cabe perfeitamente dentro do atual momento de reajuste econômico enfrentado pelo mundo e, principalmente, pelo Brasil. Estamos todos em busca de novos hábitos e a Bistronomia vem preencher um espaço dentro do mercado da gastronomia.Ainda existem, no interior da França, alguns tradicionais bistrôs, cuja operação é conduzida pelo chef de cozinha e sua esposa, em um pequeno salão com poucos lugares. O cardápio do dia é feito com os ingredientes que foram adquiridos no mercado local e outros colhidos na pequena horta que fica no fundo do estabelecimento.

[FOTO1]

LE COMPTOIS DU RELAIS - restaurante do pai da Bistronomia Yves Camdeborde, que ainda hoje e um dos locais mais concorridos de Paris

[FOTO2]

LA FONTAINE DE MARS - restaurante que oferece a cozinha tipica francesa, fica proximo a Torre Eifel, e e frequentado pelos parisienses. Tem como cliente o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?