Logo O POVO+
Turismo e gastronomia
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Turismo e gastronomia

NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Na revista Panrotas, o jornalista Raphael Silva escreveu: “a gastronomia ocupa a terceira posição entre as principais motivações que levam turistas a viajar. A informação vem do Informe Mundial de Turismo Gastronômico, apresentado pela Organização Mundial de Turismo (OMT), em Madri, na Espanha. Durante o encontro, foi apresentado um resumo do informe com destaque para o papel da gastronomia como elemento turístico e gerador de riqueza. Apenas motivações por cultura e natureza superam o fator gastronômico”, informou na publicação.


“Devido à relação entre gastronomia e âmbitos políticos – agricultura, produção de alimentos e indústria cultural – é muito importante aplicar um enfoque integrado para desenvolver ainda melhor os processos turísticos”, destacou, na mesma reportagem, a diretora de Membros Afiliados da OMT, Yolanda Perdomo.


Mesmo diante dessa importância, quase 66% do grupo de instituições que atende às pesquisas da OMT acredita que o turismo gastronômico é promovido de forma insuficiente. Uma parcela ainda menor – 24,6% – apresenta um orçamento específico para atrair turistas pela gastronomia.


Além da cultura, natureza e gastronomia, a lista de principais motivações para viajar são: compras, bem-estar, esportes, religião e necessidades médicas.


Dessa forma nasce uma grande oportunidade para o Ceará despontar no cenário nacional, apostando numa gastronomia que inclui a cultura culinária regional, unida às técnicas universalmente consagradas, partindo das mais simples, com forte sotaque tropical e influência direta entre outras das culturas portuguesa e indígena; aliada à parceria com os pequenos produtores de alimentos locais, tendo em mente conceitos imprescindíveis à nova ordem mundial, como sustentabilidade e respeito ao meio-ambiente.


Com essa convicção é que desenvolvemos um trabalho documental e de (re)qualificação das riquezas do Estado no viés gastronômico. Doze insumos com caráter cearense e vocação internacional, representando os sabores do Estado do Ceará, são documentados pelo olhar profissional e afetivo com o qual meus amigos chefs Élcio Nagano e Fernando Barroso e eu, em diferentes percursos, descobrimos no terroir cearense uma fonte de criatividade, um chamado para a responsabilidade e um caminho para a inovação. São eles: Tilápia, Camarão de cativeiro, Lagosta, Arraia, Vegetais das serras, Queijo Coalho, Carne de Sol, Linguiça, Cabrito, Capote, Caranguejo e Doces.


Este trabalho brevemente será publicado em um belo livro, que está na fase de captação de recursos dentro do quadro da lei Rouanet (bem vindo patrocinador!). A nossa alegria culmina nos convites que lançamos para a brilhante jovem guarda de cozinheiros cearenses, que terá nele um amplo espaço para apresentar as suas receitas e técnicas com base nos doze insumos citados.


O próximo sonho é unir as pesquisas e trabalhos de todos os estudiosos da terrinha em uma plataforma estadual que, seguindo o modelo do estado de Minas Gerais, aglutinará o que sabemos e praticamos para chegar a um determinador comum do que, no mínimo, precisa ser feito para executar um prato da gastronomia local. Viva a vida, as cozinheiras e os cozinheiros!

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?