Logo O POVO+
Guia Michelin: a valorização da simplicidade
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Guia Michelin: a valorização da simplicidade

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1][FOTO2]
O Guia Michelin tem mostrado ao mundo que o caminho para o estrelato de um restaurante nem sempre passa pela complexidade de sua cozinha. O exemplo mais emblemático de simplicidade e perfeição que levaram à conquista das cobiçadas 3 estrelas Michelin é o Sukiyabashi Jiro, um pequeno balcão nada charmoso de dez lugares, localizado no subsolo de Tokyo, cujo menu só tem uma opção: uma sequência de 20 unidades de sushi, definidos pelo itamae-san (como os japoneses chamam o sushiman) e que tem que ser comida em 25 minutos, para dar lugar a outros clientes. Pagar mais de US$ 300 dolares por 15 a 25 minutos sai caro, mas a comida é perfeita!!!
 

Outro caso que surpreendeu o mundo gastronômico foi a concessão de uma estrela Michelin, ao Tsuta, que fica também em Tokyo, um pequeno e simplório restaurante que serve somente Lamen – o macarrão ensopado que é servido em barracas e pequenos restaurantes e que serviu de inspiração para o popular produto Miojo Lamen.
 

Um exemplo brasileiro de simplicidade reconhecida é o Esquina Mocoto, do chef Rodrigo Oliveira, localizado em um bairro periférico na Zona Norte de São Paulo. Esse restaurante, que tem a proposta de servir comida sertaneja, sem virar as costas para as técnicas do mundo, conquistou pelo segundo ano consecutivo uma estrela Michelin. Em seu cardápio, os protagonistas são a costelinha de porco, a carne de sol, o charque, o pirarucu e outros insumos brasileiros. O chef Rodrigo contribuiu muito para a popularizacao dos dadinhos de tapioca. 


Por tudo isso, se você é um profissional da área de alimentação, não perca as suas esperanças. Quem sabe um dia, o seu produto – por mais simples que seja – seja reconhecido pelo Guia Michelin. É so
focar na perfeição!!!

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?