Logo O POVO+
O menino da procissão de ferro
Foto de Flávio Paiva
clique para exibir bio do colunista

Flávio Paiva é jornalista e escritor, autor de livros nas áreas de cultura, cidadania, mobilização social, memória a infância. Escreveu os livros

O menino da procissão de ferro


De passagem pela cidade de Santa Quitéria, a 220 km de Fortaleza, conheci certa vez um menino que morava dentro do coração de um padre. Fui até a sua casa e ele me mostrou uma coleção de miniaturas, protótipos, imagens e livros sobre trens, inclusive alguns escritos por ele depois de adulto. Aquele recanto com tantos vagões de cargas acoplados e comboios de passageiros tinha a alma de um ferrorama movido pela energia das lembranças.

 

Na voz pausada do monsenhor Luís Ximenes, que à época já passava dos 60 anos, o garoto de Camocim, nascido em 1926, que morreria em Santa Quitéria no ano de 1994, contou-me que teve uma infância dentro de trens, vendo o foguista botar fogo na fornalha de Maria Fumaça e o maquinista a fazer deslumbrantes manobras.

 

O pai era maquinista e ele foi criado dentro das oficinas da rede ferroviária, entre as locomotivas e a escada de trilhos estirada no chão com seus degraus de dormentes. "Passa ainda por mim, tangido pelo pastor das lembranças, todo o rebanho dos apitos dos trens que emudeceram e que ouvi demais em tom magoado e longo". Eram ecos dos galpões que ele reverenciava como catedrais.

 

Quando visitava Camocim e se encontrava diante do terminal ferroviário, se esbarrava consigo mesmo, com o seu fantasma transeunte pelo santuário da infância. A estação sem trem, sem a presença admirável do seu velho amigo de ferro, provocava um vazio perturbador, que ele chamava de guerra de saudade.

 

Tantos anos se passaram e Luís, que virara sacerdote, seguia sentindo as mágoas do trem que não sabia esconder a própria dor. Ainda escutava o apito plangente perdido no tempo, o clamor de quem se submeteu a trafegar preso a linhas fixas em favor do desenvolvimento e foi traído por uma sociedade que optou pelo transporte sobre pneus.

 

Inconformado com essa marginalização do trem, o poeta, misto das brincadeiras do menino com a experiência amadurecida do padre, escreveu as Queixas de um Trem: "Tenho inveja demais do caminhão/ do automóvel, de tudo... Eu gostaria/ de procurar a minha direção/ e o meu caminho mesmo escolheria..." (Sonetos do Trem Perdido, p. 57, 1988).

 

Escreveu os versos em primeira pessoa porque, para ele, a poesia e o trem se confundiam. "Muitos dos encontros que tive com a poesia foram graças a uma passagem de trem, a uma curva de trem, a um apito clamoroso de um cargueiro cansado, perdido dentro da noite". Resumia o trem como um poema lírico, monossilábico, escrito em duas linhas.

 

Monsenhor Ximenes via um caráter místico no ritual dos trens: "Ora, se o termo páscoa significa passagem, o trem é uma páscoa celebrada todos os dias na catedral das estações". Era capaz de ficar parado e silencioso contemplando a procissão demorada dos trens, um carro atrás do outro, tendo a estação como templo para onde se dirige o cortejo, deixando, depois da partida, uma aura de melancolia.

 

Preconizava que o destino do trem seria o "patíbulo dos museus, como se fosse assim alguma ossada mecânica". Cuidava da memória desse ícone da sua infância, transformando a ternura que tinha pelo trem de ferro em "lazer e higiene mental" no contexto de sua vida pessoal, sacerdotal e pastoral. A coleção do poeta está conservada em um museu na cidade de Santa Quitéria, onde ele trabalhou como pároco por mais de quatro décadas. Amém.

 

Foto do Flávio Paiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?