PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Vergonha do Brasil?

2017-07-12 01:30:00

Não, não tenho vergonha do Brasil, mesmo abatido com essa situação turva que o País atravessa. A realidade dolorida, açoitada e sem panos mornos por que passamos não deve ser motivo para um andar cabisbaixo. Seguir de cabeça erguida e fazendo o que se acredita é uma maneira de fazer política.


Deixar tudo invadir o nosso plano psicológico e não saber o que fazer com a dor resultante do esfaqueamento público dos organismos democráticos é entrar no jogo das mazelas sob as regras dos que as promovem. Esse me parece o pior caminho, por levar sempre a lugares em que não há saídas.


Claro que com esses mortos-vivos no controle, a imagem do Brasil está péssima. É muito triste para quem não se vê com força para afastá-los do poder. A derrota nesse sentido não é vergonhosa. Perder faz parte da vida. Quem luta do jeito que dá para livrar o país dessa praga de maus políticos não tem razão para se avergonhar.


O cenário é tão confuso e tão complexo que, embora diante das mais escabrosas revelações de corrupção, os retumbantes protestos contra esse mal social praticamente sumiram das ruas e das redes sociais. As bandeiras dos manifestantes de 2013 estão quietas, como se os que as agitavam estivessem contentes com a volta dos infortúnios às classes populares; e os estandartes dos que chegaram ao poder em nome do povo, agora só tremulassem em favor de velhos discursos e novas eleições.


Direta e indiretamente, quem está ajudando a construir o grande acordo para salvar lideranças envolvidas em corrupção, sejam de direita ou de esquerda, é que deveria estar com vergonha de si e do Brasil que estão forjando com suas cumplicidades oportunistas. Esses que se sujeitam aos indivíduos astutos em luta pelo poder já não parecem achar que a corrupção seja um problema-alvo.


A principal resposta a essa grilagem das instituições é evitar as armadilhas da contra violência, negar o seu significado de vitória e não entrar na onda de se envergonhar do Brasil. Não dá para achar que é inútil o sofrimento da expressiva parcela da população que é vítima desses bandos e sua venenosa contaminação da sanidade cidadã; gente impactada com a dificuldade de enxergar perspectivas no mínimo razoáveis para o curto prazo da vida republicana.


O dilema que se impõe à sociedade brasileira não é entre ganhar ou perder, mas entre como tomar pé das coisas e como lutar. A superficialidade heroica, sobretudo do ativismo digital, tende a ser confundida com bravura e acaba servindo ao sistema de segregação das pessoas e dos grupos sociais que precisam estar juntos diante de circunstâncias tão perturbadoras.


Os esforços para o redirecionamento da ação política em favor dos interesses da coletividade não terão êxito se tivermos vergonha do que está acontecendo. É de cabeça erguida que precisamos seguir firmes no enfrentamento desse ultraje. O mundo todo sabe que estamos em situação de assalto.


A novelização dos escândalos deixa muitos desses políticos excitados. Dizem que estes chegam a ter orgasmos sadomasoquistas. Presos em um dia, soltos em outro, ora tomando rasteira de um, ora dando rasteira em outro, descobrindo novas trapaças em um dia e sendo reincidente em outro, o certo é que essa jogatina está indo longe demais.


Adriano Nogueira

TAGS