PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Uma campeã com todos os méritos

2018-07-16 01:30:00

 

A Copa do Mundo é o que é também por por ocorrer apenas de quatro e quatro anos, mas é inevitável para quem gosta de futebol ser contaminado pelo desalento quando ela termina. É um torneio espetacular, que mexe com a paixão de maneira intensa e a da Rússia será marcada por ter uma campeã enorme, com muito mérito.


JUVENTUDE

A jovem França foi montada para vencer, em que pese muita gente apostar em coisas grandes apenas em 2022 justamente em função da idade dos atletas (é a segunda seleção mais jovem entre as 32 que participaram). O resultado, entretanto, veio antes, dois anos depois da decepção de ter perdido a final da Eurocopa em 2016 atuando em casa. A manutenção do técnico Dechamps foi fundamental, assim como a consciência coletiva que permitiu que as individualidades brilhassem

 

CRAQUES

Mbappé, aos 19 anos, fez um torneio excelente, com quatro gols e atuações marcantes, mas Lloris, Varane, Kanté, Pogba e Griezmann foram superiores ao menino na competição. É sinal evidente de como o talento foi contemplado. A França tem um timaço e que mostrou no período da Copa força mental e e maturidade.

MODRIC

Desde a Copa de 94, quando Romário foi eleito o melhor da competição com o Brasil campeão, que o ganhador da Bola de Ouro não pertence ao elenco que levantou a taça. Foi assim com Ronaldo em 98, Khan em 02, Zidane em 06, Forlan em 10, Messi em 14 e Modric em 18. O croata jogou demais na Rússia. Ainda assim, se Hazard, que ficou em segundo, fosse eleito, não seria nada absurdo. O belga foi gigante, assim como a sua seleção, que saiu com seis vitórias, só perdeu para a campeã, eliminou o Brasil e deu espetáculo.

MINHA SELEÇÃO DA COPA

Subasic, Trippier, Vida, Varane e Hernandez; Modric, Pogba, De Bruyne; Hazard, Perisic, Griezmann. Técnico: Dechamps

ADEUS, LÊNIN

O título do fantástico filme alemão deu também o título da coluna que se encerra hoje. Agradeço muito a gentileza da leitura nos 32 dias de Copa do Mundo. Um abraço.

 

Fernando Graziani

TAGS