PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Domínio Europeu Ampliado na Copa do Mundo

2018-07-08 00:00:00

Jamais a Copa do Mundo teve um domínio tão grande das seleções europeias. Na Rússia, o Velho Continente ficará pela quarta vez seguida com a taça, situação inédita. Em 2006 foi a Itália. A Espanha ganhou em 2010 e a Alemanha em 2014. As únicas equipes que poderiam quebrar tal ciclo - Brasil e Uruguai - foram eliminadas nas quartas de final por Bélgica e França, que farão uma das semifinais do torneio na próxima terça-fera, 10.. Do outro lado, a Inglaterra encara a Croácia na quarta-feira, 11.


RAZÕES


Não há uma explicação apenas, até porque há excelentes jogadores da América do Sul espalhados pelos melhores clubes do mundo, mas a região vive uma perene crise de organização de seu futebol, especialmente as suas confederações comandadas por dirigentes incompetentes ou investigados pela polícia. Calendário com excesso de jogos, falta de renovação competente nas categorias de base e baixo nível técnico nas competições nacionais também são aspectos comuns nos três principais países da região, Brasil, Argentina e Uruguai.


POSTURA FRÁGIL


É lamentável que o melhor jogador do Brasil tenha ficado em silêncio após a eliminação diante da Bélgica. Que tipo de líder quer ser Neymar - se é que tem tal desejo - fugindo da imprensa, não dando a cara para bater, não assumindo suas responsabilidades diante dos torcedores e milhares de fãs? Horas depois, em uma rede social em que apenas seus amigos estão autorizados a comentar, o atacante publicou um texto novamente se fazendo de vítima, como ocorreu após a vitória sobre a Costa Rica, ainda na primeira fase da Copa. Aos 26 anos, o amadurecimento, como referência do grupo, não ocorreu. E ainda vai carregar mundialmente a pecha de ser um ator em campo, cai cai e dramático quando sofre faltas.


NATURALIZADOS


A Copa da Rússia contou com cinco jogadores nascidos no Brasil e que disputaram a competição por outras seleções. Os atacantes Diego Costa e Rodrigo, pela Espanha; Thiago Cionek, defensor da Polônia; Pepe, zagueiro de Portugal e Mario Fernandes, lateral direito da Rússia. Todos estão eliminados da competição.

Fernando Graziani

TAGS