Uma breve pausa rumo ao título
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Uma breve pausa rumo ao título

2018-06-29 01:30:00
Após 15 dias seguidos totalizando 48 jogos, hoje não tem bola rolando na Rússia. Uma sexta que mistura a depressão da ausência com a expectativa dos 16 jogos decisivos que vão ocorrer a partir de amanhã. França x Argentina e Uruguai x Portugal abrem as oitavas de final. Confrontos pesados, recheados de craques e seleções tradicionais. Uma delas será semifinalista contra o Brasil, caso o elenco comandado por Tite siga firme, vencendo o México e depois, o ganhador entre Bélgica x Japão.

 

FINAL INÉDITA

 

Pela montagem do chaveamento após a primeira fase, há enormes possibilidades da final da Copa de 2018 ser inédita. A única forma de se repetir algum confronto que já valeu taça é uma repetição improvável entre Brasil e Suécia, que decidiram em 1958, com vitória do Brasil por 5 a 2

 

DOMINANTES


Dos cinco representantes da América do Sul na Copa, só o Peru dançou na primeira fase. Já dos 14 representantes da Europa, apenas quatro foram eliminados de forma precoce: Polônia, Islândia, Sérvia e Alemanha. Assim, dos 16 times que seguem na competição, só dois intrusos: México e Japão.

 

EM BAIXA


A África ficou sem equipes na segunda fase de uma Copa do Mundo, algo que não ocorria desde 1982, quando a competição ainda contava com 24 equipes. Não que Marrocos, Nigéria, Tunísia, Senegal e Egito tenham apresentado nível pavoroso, mas efetivamente não dá para apontar injustiça nas eliminações.

 

ESSENCIAL


O árbitro de vídeo segue fundamental. Na terceira rodada da Copa, quatro pênaltis foram marcados de forma errada pelos árbitros de campo. Com o auxílio da tecnologia, foram desmarcados. Simples, rápido e justo. Não dá mais para ficar sem a tecnologia que ajuda a corrigir erros graves.

Fernando Graziani

TAGS