Logo O POVO+
Eleição acabou na primeira pesquisa?
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Eleição acabou na primeira pesquisa?

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O cenário que o Ibope apresenta para a eleição no Ceará é favorável para o governador Camilo Santana (PT) de maneira que não tem precedente. Aparece com 64% das intenções de voto. Tome-se como referência a campanha de reeleição de Cid Gomes (PDT). Na primeira pesquisa daquela eleição, feita pelo Datafolha em julho de 2010, o padrinho de Camilo tinha 47% das intenções de voto, numa campanha muito mais longa, de três meses. Já era um absurdo de voto. Camilo está melhor muita coisa. Os adversários têm um mês e meio para tentar mudar o quadro.

 

Marca histórica

Em votos válidos, Camilo tem 86% das intenções de voto. É até uma extravagância. Voltemos ao parâmetro do padrinho: Cid nunca passou perto de patamar assim. Nunca. É aprovação rara de se vê em qualquer nível.

Para efeito de comparação: a maior vitória eleitoral da história do Ceará ocorreu em 1982, com Gonzaga Mota. Era a última eleição da ditadura militar e, embora o sistema estivesse ruindo no Brasil, os coronéis estavam na plenitude do poder no Ceará. Pois, naquela eleição e naquele contexto, Gonzaga Mota venceu com 70,16% dos votos válidos.

 

Os coronéis não elegeram candidato com o patamar de que Camilo larga. Tasso Jereissati (PSDB), no auge do poderio tucano, não atingiu essa marca. Cid Gomes (PDT), no ápice da hegemonia, não chegou a tanto.

 

E se a pesquisa estiver errada?

Claro, a pesquisa pode estar errada. Essa hipótese sempre existe. Porém, se Camilo tiver a metade do percentual registrado, ainda será oito vezes a pontuação do segundo colocado, que tem 4%. Oito vezes.

 

Se o adversário mais bem colocado tiver 100% a mais de intenções de voto - o General Theophilo (PSDB) chegaria a 8% - ainda seria distância enorme para a metade do que tem o governador.

[FOTO1] 

Camilo vai cair e isso é certo

É praticamente certo que Camilo vai cair até a eleição. Parte de patamar tão sem precedente que só tem espaço para descer. Até porque os demais candidatos ficarão conhecidos, deverão arranjar uns votos a mais.

 

Todavia, o governador larga de patamar tão elevado que tem gordura para cair muito e ainda ganhar com tranquilidade.

 

Os outros podem subir muito, muito mesmo, e ainda estarão a distância significativa de forçar um segundo turno.

 

Sobretudo por um complicador: a campanha será a mais rápida de todos os tempos. Nunca um candidato largou tão forte e nunca houve tão pouco espaço para mudar.

 

Para completar, a rejeição de Camilo ainda é a menor. O que não deixa de ser meio óbvio para quem é a opção de 86% dos que escolheram candidato.

 

A história das eleições não recomenda imaginar que algo está decidido de véspera. A democracia e o eleitor costumam dar lições. Então, a resposta à pergunta que abre a coluna é: não.

 

Porém, que Camilo parte de patamar melhor que qualquer antecessor, disso não há dúvida.

 

Perspectiva de WO

Há pouco mais de mês, Tasso Jereissati disse: "Não vamos deixar acontecer WO aqui. Além de estar fazendo um serviço à democracia do Ceará, nós não vamos deixar o Ceará passar essa vergonha. Aqui não tem só políticos acomodados e aproveitadores do poder, existem homens sérios e valentes".

Era modo de dizer que a intenção não era bem ganhar, mas ao menos estabelecer algum nível de competitividade.

 

Não está fácil para alcançar o objetivo.

 

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?