Logo O POVO+
Num Brasil polarizado, quem cresce é o centro
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Num Brasil polarizado, quem cresce é o centro

NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

Na coluna de terça-feira, ao comentar a pesquisa Datafolha, prometi falar no dia seguinte da ascensão do centro no cenário sem Luiz Inácio Lula da Silva (leia nesta link: bit.ly/luladata).

 

Fiz a ressalva de que assim seria se a dinâmica da política permitisse. Pois bem, no dia seguinte, Aécio Neves (PSDB) virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) e o assunto se impôs (leia neste link: bit.ly/aecioreu). Mas, como havia prometido, volto ao assunto.

 

A pesquisa do último fim de semana é reveladora em muitos aspectos:

 

1) Não há político cuja força se equipare à de Lula. Se não é indeferido, tem chance muito grande de virar presidente pela terceira vez.

 

2) Sem Lula, os demais candidatos de esquerda, somados, mal passam de 10% de suas intenções de voto. Juntos, não dão um Ciro Gomes (PDT).

 

3) Os candidatos mais à direita têm apenas oscilações dentro da margem de erro na comparação com as simulações nas quais os petistas estão presentes. Jair Bolsonaro (PSL) fica em primeiro e vê muita gente que está atrás ameaçá-lo. Marina Silva (Rede) empata tecnicamente com ele em todos os cenários sem Lula.

 

4) Daí eu dizer: quem sobe é o centro.

 

FORÇAS EM ASCENSÃO

Além de Bolsonaro, dois candidatos chegam aos dois dígitos em algum cenário: Marina Silva (Rede) e Joaquim Barbosa (PSB). Marina disputa a liderança. Barbosa tem desempenho médio superior ao de Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Verdade que a diferença é pequena, na margem de erro. Mas que esteja em igualdade de condições com candidatos a presidente de outros carnavais já é surpreendente.

 

Marina tem origem à esquerda mas caminhou para o centro. Moderou tanto seu discurso que não consegue se posicionar com clareza e objetividade em muitas dos debates políticos atuais. Aliás, as aparições bissextas têm sido sua marca.

 

Quanto a Barbosa, ele é o nome talvez mais à feição do que marqueteiros projetam como perfil de candidato para o atual momento. Ele foi o Sergio Moro do mensalão. Tem essa cara de novidade na política que tanto se reivindica. Por mais que o racismo atrapalhe, o fato de ser negro dialoga com a evolução do debate sobre representatividade.

 

A presença de Barbosa atrapalha bastante as candidaturas de Ciro, à centro-esquerda, e de Alckmin, à centro-direita.

 

[FOTO1]

O ESPAÇO DA DISPUTA

Essa batalha de centro caminha para ser uma das tônicas da eleição. Por um lado, tentarão atrair o eleitor órfão de Lula. Do outro, brigarão para ver quem fica mais radicalmente no meio.

 

Nas extremidades, a esquerda não tem nomes competitivos. Quanto a Bolsonaro, sem Lula ele tem duplo problema. Como ele se notabilizou como mais rugoso dos adversários do PT, quase não ganha votos. Se o dono do maior patrimônio eleitoral fica fora, ele não se beneficia quase nada do espólio.

 

Para completar, ele fica sem competição. Sem o inimigo fabricado, sem contraponto, sem ter contra quem vociferar, ele não tem o que fazer. Bolsonaro sem a esquerda não é nada.

Com esse esvaziamento à direita e à esquerda, fica o centro.

 

O QUE ISSO DIZ SOBRE O BRASIL

O quadro é muito revelador sobre o Brasil. A história do País é marcada pelo conflito e pela tentativa de pactuação, por passar por cima das rupturas e construir pactos, artificiais que sejam. A nação mais tardiamente escravocrata do Ocidente finge não haver racismo. Cultura atavicamente patriarcal tenta ignorar o machismo. Fala-se que nossa independência foi pacífica, mas houve mais de um ano de guerras bastante sangrentas - inclusive no Piauí, com participação de tropas cearenses. Nas décadas seguintes, houve guerras civis de norte a sul - o Ceará se envolveu em uma das primeiras, a Confederação do Equador. Foi só em 1850 que a independência se consolidou. Mesmo assim, há o mito do povo pacífico.

 

Esse tendência, em momento de polarização, de caminhar para a mediação é muito brasileira. Por vezes, essa conciliação foi positiva. Em inúmeras outras, a negação do conflito e recusa por optar por um caminho foi nosso abismo.

 

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?