Pilates e futebol
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Pilates e futebol

2018-12-10 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O futebol é o esporte mais popular do mundo e no Brasil é uma paixão nacional. O chamado "futebol arte", muito conhecido durante a era Pelé e Maradona, vem dando lugar ao "futebol força", baseado na forte marcação e preparo físico. É um esporte de alta intensidade que utiliza muito a capacidade de força explosiva, com ênfase na velocidade e resistência. Além de ter talento, o desempenho do atleta depende de fatores táticos, técnicos e físicos.

 

O atual momento do futebol necessita da participação efetiva de uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, educador físico, técnico), com o objetivo de melhorar o desempenho dos jogadores e diminuir a incidência de lesões. Devido o alto período competitivo, a sobrecarga nos treinos e pouco tempo de descanso, os atletas estão predispostos a lesões. E afim de minimizar a ocorrência de lesões articulares e musculares, e acelerar o tempo de recuperação, a prática do pilates tem ganhado espaço entre os jogadores de futebol do time do Ceará.

 

"O que me levou ao pilates foi uma lesão de púbis e adutor, era uma dor que me incomodava muito. E além de me curar 100%, equilibrou minha parte muscular e ajudou na performance para que eu pudesse jogar futebol de alto nível que é minha profissão", conta o volante Richardson Fernandes.

[FOTO1]

O pilates é uma forma de exercício físico que busca equilibrar corpo e mente, fortalecer a musculatura e melhorar a flexibilidade. Foi desenvolvido por Joseph Pilates por volta de 1918, chamando primeiramente de "contrologia", e desde então tem sido praticado por diversos públicos. Frequentemente temos visto fotos de alguns jogadores praticando pilates e recentemente clubes de futebol, nacionais e internacionais, também têm inserido programas de treinamento baseado nos princípios do Método Pilates.

 

"Com o pilates eu me sinto mais forte e flexível, e isso tem me ajudado bastante na performance, me deixando muito mais preparado para o dia do jogo", afirma o voltante Paulo Roberto, mais conhecido como Juninho.

 

Porém, para alcançar todos os benefícios do pilates é necessário respeitar alguns princípios (concentração, centralização, precisão, respiração, controle, fluidez). Assim, é possível trabalhar na profundidade do método, auxiliando na maior consciência corporal, e a partir do fortalecimento do centro de força (Power House ou Core), ter um ganho de estabilização global, melhor equilíbrio estático e dinâmico, levando a uma eficiência maior nos movimentos e gastando menos energia, o que é fundamental para um atleta.

 

"Comecei a praticar pilates devido uma lesão e com os exercícios recuperei a confiança em fazer os movimentos", diz o lateral esquerdo João Lucas Cardoso.

 

Juliana Cyd

Fisioterapeuta e instrutora de pilates

José Meudo Filho

TAGS