PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Método Rolfing reorganiza a postura e elimina dores musculares

2018-06-04 01:30:00

Imagine um prédio construído há alguns anos. A ação gravitacional e o tempo vão desequilibrando sua estrutura, que certamente precisará de reparos. Assim é nosso corpo: precisa de ajustes estruturais periódicos para manter-se no eixo.


Rolfing – Integração Estrutural é um método que auxilia na fluência de movimento e equilíbrio através da liberação da fáscia pelo toque. Segundo Roberto Lessa, fisioterapeuta e osteopata da Clinica Somnis, fáscia é a estrutura em rede que permeia todos os ossos, músculos, nervos e órgãos, como se fosse uma grande teia dando unidade à estrutura corporal. Sua principal função é lubrificar os espaços internos, diminuindo a fricção entre as partes e facilitando nossos movimentos.


Maus hábitos posturais, movimentos rotineiros ineficazes e até mesmo estresse físico ou emocional causam tensões na fáscia. Muitas vezes não nos damos conta dessas tensões. Outras vezes, ao percebermos incômodos e dores, tentamos endireitar o corpo corrigindo a postura, sem necessariamente lidar com a origem do desconforto. É neste momento em que o Rolfing pode ajudar, liberando a fáscia para que o corpo se movimente de maneira mais natural, eficiente e livre, afirma Roberto Lessa, que está em formação no método.

[QUOTE1] 

O Rolfing – Integração Estrutural foi criado pela cientista norte-americana Ida P. Rolf (1886-1979), PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia. Ela queria criar seres humanos mais fortes e seguros, conscientes de que o equilíbrio energético é a chave para uma vida de bem-estar físico, mental e espiritual. O método libera a rigidez existente entre os segmentos corporais, gerando maior flexibilidade, equilíbrio e bem-estar.


Segundo o fisioterapeuta, os praticantes da Integração Estrutural - Rolfing relatam que o método alivia tensões e dores musculares crônicas; alinha, alonga e liberta o corpo; flexibiliza e solta os movimentos das articulações; melhora a circulação e a respiração; proporciona maior vitalidade ao indivíduo; consciencializa a educação corporal; possibilita movimentos mais eficientes e graciosos; favorece o crescimento psicológico e emocional equilibrados.


A partir das diferenças individuais dos clientes, suas limitações, dificuldades e qualidades específicas, o profissional de Integração Estrutural estuda um plano de sessões específico e próprio para cada um.


O rolfista realiza toques com pressão especifica capaz de abrir espaços entre a fáscia e outros tecidos conjuntivos. Assim, libera-se a rigidez existente entre segmentos corporais, o que gera maior flexibilidade, equilíbrio e bem-estar para o corpo. Aliado ao toque, é realizada uma reeducação funcional – Rolf Movimento – que permite a pessoa melhorar a consciência de seu alinhamento corporal e a eficiência de seus movimentos relacionando-os a um significado.


O fisioterapeuta Roberto Lessa, da Clinica Somnis, explica que diferente de algumas terapias corporais, o Rolfing é um processo com começo, meio e fim. São necessárias de 10 a 15 sessões para alcançar transformações profundas com benefícios de longo prazo e de resposta rápida. O alívio do desconforto físico, aliado a tomada de consciência sobre o próprio corpo, provoca um novo olhar sobre padrões posturais.

José Meudo Filho

 

Gabrielle Zaranza

TAGS