Logo O POVO+
Tasso e a vitória de Davi Alcolumbre
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Tasso e a vitória de Davi Alcolumbre

O senador Tasso Jereissati, engajado ao movimento anti-Renan com a mobilização de senadores, tendo sido o primeiro a abrir mão da candidatura à presidência em nome de Davi Alcolumbre (DEM), pode ser prestigiado pelo Planalto. Tendo o papel importante nas desistências de Álvaro Dias (PODE), Major Olympio (PSL) e Simone Tebet (PMDB), acabou apontado pelo senador amapaense como também responsável pela sua vitória para a presidência do Senado. A conquista de Davi e a derrota do PMDB de Renan Calheiros, Eunício Oliveira, Jader Barbalho e Romero Jucá abrem espaços para um novo momento no Senado e coincidem com o fortalecimento de Tasso que, com o resultado da eleição, torna-se um importante interlocutor junto ao Governo Bolsonaro. Na quarta-feira, serão eleitos demais integrantes da mesa diretora e iniciado o processo de escolha dos presidentes das Comissões. CCJ e CAE são as mais importantes. Tasso poderá permanecer como presidente da CAE por onde passarão as reformas consideradas fundamentais pela Era Bolsonaro.

GESTÃO FISCAL

Um grupo de fazendários vai propor ao novo presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, um conjunto de ações de estruturação fiscal e tributária para Prefeituras. À frente, os auditores Liduíno Brito e Nilson Fernandes.

PARÇAS DE FUTURO

O Senai do Ceará fecha agora em fevereiro com o Grupo M. Dias Branco uma parceria na área da inovação tecnológica. O diretor regional do órgão, Paulo André, diz que virá importante troca de experiências na área.

141 mil incidentes envolvendo escorpiões ocorreram no País em 2018. Por aqui, haveria dados atualizados sobre casos do gênero no Estado?

ESVAZIADOS

Lembrete para a Secretaria da Administração Penitenciária e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos: os conselhos penitenciário e de combate à tortura, respectivamente, estão, desde janeiro, sem estrutura para operar. Alguém explica?

HAJA VIADUTO

Não demorou e já apareceu morador de rua dormindo embaixo do mais novo viaduto de Fortaleza: aquele que liga a Avenida Aguanambi com a BR-116. Perto dali, na Avenida Eduardo Girão, esquina com Avenida Expedicionários, há verdadeiro acampamento.

APOSTA DE FUTURO

O PSB continuará na base de apoio do governador Camilo Santana (PT). Na próxima sexta-feira, inclusive, o diretório estadual ratificará essa posição durante encontro. Mesmo sem estar ocupando cargo de secretaria.

CRUZEIROS

A temporada de cruzeiros terá início amanhã, no Porto do Mucuripe. Segundo a direção da Companhia Docas do Ceará, abrindo as atividades do Terminal de Passageiros que, aliás, foi construído com belos discursos exaltando essa finalidade.

ERA CIDISTA

A Fraport adotou patinete elétrico no apoio à segurança no Aeroporto de Fortaleza. Aliás, isso lembra a PM patrulhando a Beira Mar a bordo dos segways. Na gestão Cid, foram comprados 10 patinetes - cada um a R$ 28.562,00. De manutenção cara, foram a leilão.

PESQUISADOR-MOR

O professor João Mário de França é o novo diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Assim como o ex-dirigente, Flávio Ataliba, veio do bom estoque de economistas do CAEN/UFC.

OH, MINAS GERAIS!

Por que palavras tão lindas como "bruma", "Mariana" e "rio doce" mergulharam no mar de lama que o País assiste há três anos, pois com feridas abertas de novo em Minas?

SOBE - Secretaria de Saúde de Fortaleza, que está intensificando campanha contra as arboviroses. Na mídia e na visita feita por agentes de endemias.

DESCE - Juros do cartão de crédito, ainda em alta. Isso contraria a expectativa das pessoas de que tudo mudaria com o novo governo.

HORIZONTAIS

Hoje, às 10 horas, a juíza Ana Cristina Esmeraldo, tomará posse como diretora do Fórum Clóvis Beviláqua. /// O humorista Paulo Diógenes, com sua Raimundinha, é a atração de amanhã, a partir das 18h30min, no Cineteatro São Luiz. Com o espetáculo “Nós Somos Uma Comédia”, dentro do projeto Terça de Graça apoiado pela Enel. /// O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal no Estado empossa nova diretoria hoje, às 15h30min. No auditório do Ministério da Fazenda. /// Só lembrando: "E aí, estava com saudade dos nossos queridos parlamentares?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?