Logo O POVO+
Camilo, o general e os ataques criminosos
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo, o general e os ataques criminosos

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O governador Camilo Santana (PT) quer uma audiência com o secretário nacional da Segurança Pública, General Theophilo, principalmente depois da série de ataques registrada em Fortaleza e Caucaia, onde até a tentativa de derrubada de um viaduto entrou no portfólio da criminalidade no Estado. Os episódios se registraram, coincidentemente, depois que o secretário da Administração Penitenciária do Estado, Luís Mauro Albuquerque, disse não reconhecer facções no Ceará. Teria sido a fala um agravante, já que panfletos reclamando melhores condições nos presídios foram encontrados na área do viaduto alvo de ataques, com data de 23 de dezembro último? Bem, Camilo havia informado para este colunista, no fim do ano passado, que queria ter esse encontro com o General Theóphilo para uma definição de estratégias contínuas de combate aos grupos criminosos que agem no Ceará e em outros vários Estados. Depois do apoio do ministro da Justiça, Sergio Moro, o algoz do petista Lula, é hora de pensar mais do que nunca no País. Até porque, como diria o senador eleito Cid Gomes (PDT), o Lula está preso e a luta contra o crime organizado ultrapassa diferenças ideológicas e políticas.

 

CAUTELA

 

O presidente do PT de Fortaleza, Deodato Ramalho, alerta o governador Camilo Santana sobre a postura do secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro. Diz perceber no secretário certo ar de truculência, o que pode gerar mais instabilidade na área da segurança.

 

CAUTELA 2

 

Deodato Ramalho afirma que faz esse alerta também sobre Luís Mauro é na condição de presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB do Ceará. Nada contra o secretário, mas pedindo cautela, muita cautela.

 

28

ataques criminosos, pelo menos, foram registrados da noite de quarta até o começo da noite de ontem, em Fortaleza e Região Metropolitana. E tem gente que não acredita em facções...

 

PRATO DO POVO

 

Neste mês de janeiro, a Secretaria do Desenvolvimento Social, Combate à Fome e Direitos Humanos de Fortaleza vai entregar um restaurante popular no Centro. Preço do prato; R$ 1,00 e para atender a cerca de 500 pessoas/dia.

 

ALÔ, AMC!!

 

Quem circula pelas imediações do Harmony Medical Center e o Pátio Dom Luís e entre o Center um e Shopping Del Paseo apela à AMC por sinal de pedestre para dar um basta ao velho "faz carreira!". A área é um sufoco e o risco de atropelamento é constante.

 

ALÔ, DETRAN!

 

Quem visita o Beach Park reclama do fim das vagas para deficientes e idosos nas vias de acesso a esse parque aquático. O Detran acabou com as vagas e cedeu tudo para taxistas.

 

VITRINE SEGURA

 

Até 18 de janeiro, a Vila de Jericoacoara conta com uma delegacia policial móvel operando 24 horas. Mais precisamente no quente da movimentação turística dessa praia paradisíaca cearense que está "bombando" nesta alta estação.

 

POR SÃO PEDRO

 

Mais de 19 milhões de mudas de sementes já foram distribuídas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Mas, segundo De Assis Diniz, titular da pasta, só se terá certeza sobre inverno no fim deste mês. Por hora, o El Niño sinaliza um inverno regular.

 

CÉU DE BRIGADEIRO

 

O setor de fretamento de aeronaves do Ceará fechou 2018 em alta. Entre o fim do ano e até ontem, só a TAF Aviação, segundo seu controlador Ariston Filho, havia fretado 25 voos entre Fortaleza e Jericoacoara. "Um público diferenciado. Fretamento não é barato", diz.

 

OPÇÃO PREFERENCIAL

[FOTO1]

Para Heitor Férrer (SD), as divergências ideológicas entre Camilo e Bolsonaro devem ser postas de lado. Ele destaca: 45% dos cearenses vivem na linha da pobreza. Eis uma tarefa para Socorro França, secretária de Promoção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos.

 

SOBE

 

Setenta e sete escolas do Ceará encerraram 2018 entre as 100 melhores do País, segundo o Ministério da Educação.

 

Desce

 

Filas enormes de pais de alunos madrugando, em busca de vaga, para seus filhos estudarem nessas melhores escolas.

 

HORIZONTAIS_ 

 

O presidente do STF, Dias Toffoli, liberou a importação do camarão do Equador. Havia questionamentos fitossanitários. O setor no Ceará teme perder mercado. /// Antes de tratar da agenda oficial em Washington (EUA), o prefeito Roberto Cláudio curtirá alguns dias com a família neste país, onde, inclusive, fez especialização na área de Medicina. /// Um mistério até hoje não elucidado: onde esses grupos criminosos conseguem tanto explosivo usado em suas práticas? Isso precisa de respostas. /// Só lembrando: "Por falar em ações criminosas, é hora de se dar um basta a bravatas e agir."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?