Logo O POVO+
Camilo não vai à posse de Bolsonaro, mas espera apoio
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo não vai à posse de Bolsonaro, mas espera apoio


O governador Camilo Santana (PT) afirmou ontem, em clima de posse, para este colunista que, mesmo não sendo do partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL), espera que ele cumpra a promessa feita recentemente em várias entrevistas: ser o presidente de todos os brasileiros. "Ele tem dito que vai trabalhar para todos. Que seja o presidente para todos", reforçou Camilo, um dos governadores nordestinos ausentes à sessão solene do Congresso Nacional que empossou nessa quarta-feira Jair Bolsonaro. O governador espera apoio de Brasília para ações do Ceará, assegurando que o Estado tem projetos e vem mostrando, na prática, evolução na gestão e, fundamentalmente, cumprindo o ajuste fiscal, hoje a pregação número um do ministro da Economia, Paulo Guedes. Outra. Camilo destacou que manterá neste ano a parceria do "Juntos por Fortaleza" com o prefeito Roberto Cláudio (PDT) em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana. Nesse quesito, aliás, mais do que nunca, Camilo e RC já estão de olho também no pleito de 2020 na Capital, onde um bolsonarista vem circulando à vontade: o deputado federal eleito e presidente estadual do PROS, Capitão Wagner.

 

SENHOR DO JOGO

O governador Camilo Santana (PT) comandará hoje, no Pavilhão do Abolição, a primeira reunião com seu novo secretariado. Hora da maioria do grupo que permaneceu conhecer os novatos. Camilo diz que quer espírito de time bem entrosado, pois 2019 será de jogo duro.

 

MANTRA OFICIAL

Camilo Santana, em suas entrevistas ontem, após tomar posse, sempre dizia que um dos seus maiores sonhos, à frente do novo mandato, era ver o Ceará banhado por um bom inverno. Que São Pedro ouça!

 

11%

é o nível, hoje, das reservas hídricas do Ceará. E só faltam cerca de 3% para conclusão do canal por onde virá a água tão sonhada do São Francisco.

 

TRINDADE

Com Zezinho Albuquerque ocupando a pasta das Cidades, são três as opções para o comando da Assembleia. José Sarto, Tin Gomes e Evandro Leitão, avisa o senador eleito Cid Gomes (PDT). A mídia só falava de Tin e Evandro. Aliás, e se surgir um tercius?

 

VIGILANTE

Ciro Gomes, que conferiu ontem a posse de Camilo Santana (PT), reafirmou que fará "oposição vigilante" ao governo de Jair Bolsonaro. Diz que vai torcer para ele dar certo. Mas mantendo sua obrigação de ser crítico.

 

PROMESSA 2019

Naumi Amorim, prefeito de Caucaia (RMF), rompeu o Ano Novo fazendo um velha promessa. Vai tocar o projeto de recuperação do litoral do município. Antes que a joia da coroa turística dessa banda do Estado, sofra consequências. No caso, Cumbuco.

 

DORMINDO COM INIMIGO

Entrevista pela Record, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas à forma de composição das agências reguladoras federais. Até fez alusão à recém-criada Agência Nacional de Mineração que, coincidência ou não, conta com dois conselheiros indicados por Eunício Oliveira.

 

OPOSIÇÃO

De José Guimarães (PT), que deve permanecer como líder da minoria na Câmara: "Tudo faremos para que a Reforma da Previdência não seja aprovada. Ela é danosa para o Pais". Faltou o parlamentar apresentar alternativas.

 

SOBE

Réveillon do Aterro da Praia de Iracema, que se consolida, cada vez mais, como um dos maiores do País. O turismo comemora.

 

Desce

Lixão que ficou como decoração no Aterro da Praia de Iracema, pós-festa de Réveillon. O trabalho de limpeza prossegue. Ufa!

 

HORIZONTAIS_

A posse de Camilo ontem, na AL, atrasou mais de uma hora. Ele queria espiar a posse de Bolsonaro, no Congresso. Pela televisão. /// O Shopping Benfica apresentará uma das maiores tradições populares: o reisado, festejo que encerra o Natal. Em parceria com o grupo Brincantes Cordão do Caroá da UFC. Às 19 horas de sábado. /// Entre os que tomaram posse, ontem na OAB/CE, como conselheiro junto à Ordem nacional está Hélio Leitão. Ex-titular da Sejus, era crítico da área da segurança. Manterá a quarentena que adotará? /// Repercutiu bem, entre ambientalistas, a manutenção de Artur Bruno como titular da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. ///

Só lembrando: "O Brasil voltará a ser um país livre das amarras ideológicas!" (De Bolsonaro ao ser empossado).

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?