Logo O POVO+
Uma mulher presidirá a Academia Cearense de Letras
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Uma mulher presidirá a Academia Cearense de Letras

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

A escritora Ângela Gutierrez será a primeira mulher a presidir a Academia Cearense de Letras. Eleita por unanimidade, vai assumir, em janeiro próximo, o comando da entidade que, em sua área, é a mais antiga do País. Licenciada em Letras e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará, também é doutora em Letras (Licenciatura Comparada) e pós-doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, com o projeto 'O retrato de conselheiro: as múltiplas faces do Beato de Belo Monte'. Ocupa a cadeira nº 18 da Academia Cearense de Letras desde 1997. Como escritora, iniciou a carreira com o livro O mundo de Flora, depois publicou Vargas Llosa e o romance possível da América Latina, Canção de menina, Avis Rara, Luzes de Paris e o Fogo de Canudos, Os sinos de encarnação e O silêncio da penteadeira. Também possui outras obras em parceria: Iracema, lenda do Ceará, com Sânzio Azevedo. Ela entrará no lugar de Ubiratan Aguiar. Uma conquista da mulher, bem tarde, que nos lembra, no entanto, Rachel Queiroz, que conquistou assento na ABL.

 

NEM SAUDAÇÕES

 

O ato de posse de Camilo Santana (PT) para o seu segundo mandato de governador acontecerá às 14 horas do dia 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa. Coincidentemente, no mesmo horário em que Bolsonaro, em Brasília, assumirá no Congresso Nacional.

 

SAUDAÇÕES

 

Camilo Santana mandou convidar o senador Eunício Oliveira (MDB), hoje seu amigo-irmão em Brasília, para seu ato de posse na Assembleia Legislativa, dia 1º de janeiro.

 

MARIELLE VIVE

 

Será hoje, às 18 horas, na Assembleia Legislativa, a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos. Neste ano, para Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio. No ato, haverá lançamento do livro UPP - A Redução da Favela a Três Letras, de Marielle.

 

ORDEM DO DIA

 

O General Theophilo, que disputou e perdeu o Governo, já indicado secretário nacional da Segurança, será mais um a ganhar a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza. Iniciativa do vereador tucano Pedro Matos. O ato fica para 2019.

 

SINUCA DE BICO

 

Alô, Controladoria Geral de Disciplina das Polícias! como ficou o caso do jogador de sinuca que morreu, em Campos Sales, após um frentista de um posto de gasolina confundir os estojos de tacos de bilhar do grupo de quatro amigos jogadores paraibanos com armas?

 

CGD ISENTA

 

Falando em CGC, medida mais do que sensata essa de Camilo Santana de dar status de secretaria a esse órgão de disciplina das Policias. Sairá do âmbito da Segurança Pública e ficará sob olhares do governo. À primeira vista, longe do corporativismo policial. Isso é bom.

 

ENREDO CIDADÃO

 

Hoje, às 19 horas, na Câmara Municipal, Ito Melodia, intérprete da Escola de Samba União da Ilha do Governador, receberá título de Cidadão de Fortaleza. Ele é autor de música-símbolo da causa dos autistas. Essa escola homenageará o Ceará no Carnaval 2019.

 

EXPANSÃO

 

Severino Ramalho Neto, controlador de Mercadinhos São Luiz, inaugura dia 20 a filial da Avenida Edilson Brasil Soares, 920. Também no dia 4 de janeiro, ele entrega a filial da Avenida Rui Barbosa com Santos Dumont, ponto de 1.800 metros quadrados.

 

PROMESSA

 

Presidente eleito da Câmara Municipal de Fortaleza, Antonio Henrique (PDT) já iniciou trabalho de planejamento de sua gestão. Ele incluiu concurso público que foi prometido pelo atual presidente, Salmito Filho (PDT), mas que não saiu do papel.

 

E AGORA, JOSÉ? 

[FOTO1]

Na Biblioteca Digital do Senado, o livro José Pimentel - Mandato Coletivo e Popular no Congresso Nacional. Feito pela equipe do mandato dele, expõe a trajetória do petista - do nascimento aos oito anos no Senado, que promete voltar à condição de militante.

 

SOBE

 

Fortaleza, hoje o segundo destino mais procurado para Réveillon. É o que revela pesquisa do site Kayak, de buscas de viagens nacionais e internacionais.

 

Desce

 

Pacotes de Réveillon que estão com preços bem salgados. Bem que o Decon e o Procon poderiam dar uma conferida nessa festa.

 

HORIZONTAIS_ 

 

A Secult/CE concedeu ontem, no TJA, o Selo de Responsabilidade Cultural a varias entidades públicas e privadas. Entre agraciados, João Sores, controlador do Shopping Benfica que, de fato, investe no segmento. /// O jornalista Adriano Muniz deixou a presidência da TV Ceará. Vai se dedicar a novos projetos. Políticos, claro.
/// O Movimento Mulheres do Ceará com Dilma expõe, na sede da ACI, painel com jornais locais e nacionais abrangendo o período de 2002 a 2018, trazendo ainda matérias sobre a ex-presidente que sofreu impeachment. /// Só lembrando: "Faltam dois dias para a segunda parcela do 13º. Juízo!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?