Logo O POVO+
Tasso quer botar moral na lei das estatais
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Tasso quer botar moral na lei das estatais


Relator e principal formulador da Lei das Estatais nos moldes aprovados em 2016, o tucano Tasso Jereissati promete ser o líder de um movimento no Senado para articular a derrubada das mudanças aprovadas pela Câmara dos Deputados, na última semana, que permitem indicações políticas nas estatais. As modificações embutidas pelos deputados simplesmente destruíram as medidas moralizadoras apresentadas há dois anos por Jereissati, abrindo nova possibilidade do uso político na nomeação dos cargos. Além da indicação de políticos, os parlamentares também aprovaram a liberação da indicação de parentes de autoridades para cargos de direção e conselhos desses órgãos, entre eles a Petrobras, ainda se recuperando de um processo de dilapidação. Na defesa da moralidade pública, Tasso promete mobilizar senadores para "derrubar esse absurdo" praticado na Câmara. Que não vire um Dom Quixote, torcemos.

 

ENTÃO É NATAL...

O Lar Amigos de Jesus realizará amanhã e quarta-feira um bazar beneficente com exposições natalinas, presentes e artesanato. Das 8 às 18 horas, na rua Ildefonso Albano, 3052 (Bairro Joaquim Távora). A entidade, que atende crianças com câncer, busca recursos extras.

 

PLANTA COM RAIZ

No pacote de fusões e extinções de órgãos no novo governo de Camilo Santana, uma certeza: A Semace, que trata dos licenciamentos e fiscalizações, não sairá do organograma do Estado.

 

COMENDA

O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, receberá a Medalha Ivens Dias Branco, a mais alta comenda do Governo do Estado na área empresarial. Camilo Santana comandará o ato quinta-feira, às 19 horas, no Palácio da Abolição.

 

COMENDA 2

O Sindilojas vai entregar, às 18 horas da próxima quarta-feira, em sua sede, a Comenda Edson Queiroz. Na categoria Lojista, Vicente Rolim; na categoria Personalidade, o presidente do SindCarnes/Ceará, Francisco Everton. À frente do ato, Cid Alves.

 

COMENDA 3

Maia Júnior, o titular da Seplag, ganhará homenagem dia 11, às 16 horas, no Centro de Tecnologia da UFC (Campus do Pici), da Associação Engenheiro Paulo de Frontin (Astef). Também os professores Ariosto Holanda e José Maria Andrade.

 

DESCENTRALIZAÇÃO

A presidente do TRE do Ceará, desembargadora Naílde Pinheiro Nogueira, inaugura hoje, às 10 horas, o novo posto de atendimento eleitoral no Shopping RioMar Kennedy. Na quarta-feira, na mesma hora, ela entrega o posto do Shopping Parangaba.

 

LÊ PRA MIM?

Fortaleza receberá, de amanhã até quinta, das 9 às 15 horas, na Academia Cearense de Letras, o projeto "Lê Pra Mim?". A iniciativa é do BNDES e reúne artistas e gente da mídia conduzindo leitura de livros infantis para crianças. Nessa lista, Fagner e Fafy Siqueira.

 

ESPÉCIES EXÓTICAS

Há construtora cearense que estaria cultivando mudas de espécies exóticas e espalhando por Fortaleza. Um dos hortos, inclusive, onde têm palmeiras que não são nativas do Ceará, funciona perto do Palácio Iracema.

 

SEM PUXADINHO

Eleito presidente da OAB-CE, na última quarta-feira, espera-se de Erinaldo Dantas que faça o mínimo aguardado pela categoria. Que bote para funcionar, em toda plenitude, a nova sede da Ordem. Por enquanto, é uma banda de elefante branco.

 

TROCA-TROCA

Antonio Henrique (PDT), que será eleito hoje presidente da Câmara Municipal, tem ligações com o deputado estadual reeleito José Sarto (PT), irmão do vereador Elpídio Nogueira (PDY), que saiu da disputa. Sarto, na Assembleia, deve ganhar um bom espaço.

 

SOBE

 

Colégio Santo Inácio, que comemora 53 anos de existência. Ganhará hoje, às 9 horas, sessão solene na Assembleia Legislativa.

 

Desce

 

Material escolar, com enormes listas e preços salgados. Todo ano é a mesma coisa e a mesma promessa de fiscalização.

 

HORIZONTAIS_

O VetMóvel estará, de hoje até sexta-feira, atendendo no Polo de Lazer Sargento Hermínio (Bairro Elery). Com consultas das 8 às 17 horas, destinadas a cães e gatos oriundos de ONGs, abrigos de animais e tutores baixa renda. /// Ana Maria da Silva, rendeira de bilro e presidente da Associação das Artesãs e Agricultores de Canaã (Trairi), será homenageada na Feira Nacional de Artesanato - de 4 a 9 deste mês, em Belo Horizonte. /// Juazeiro do Norte é sede, até o próximo dia 9, do X Festival das Flores de Holambra no Cariri. Com mais de 200 espécies de planta e flores, na Praça do Cinquentenário, ao lado do Memorial Padre Cícero.

/// Só lembrando: "E aí, com Palocci abrindo o bocão, será que vai sobrar também para a Dilma?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?