Logo O POVO+
RC e Camilo, a nova Aguanambi e um novo viaduto
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

RC e Camilo, a nova Aguanambi e um novo viaduto

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) vai entregar amanhã, sexta-feira, às 9 horas, a nova Avenida Aguanambi. Isso depois de três adiamentos dessa obra que se constitui num dos projetos tocados pela gestão no seu plano de mobilidade urbana. A via, já em operação para o tráfego, conta com sistema integrado de ônibus, ciclovia, calçadões e sinalização eletrônica moderna. Entrou, inclusive, no pacote de obras que o prefeito, com o governador Camilo Santana (PT), entregará ao fortalezense neste fim de ano. Ainda nesse pacote estão o segundo andar do IJF-2 e nova etapa do Residencial Vila do Mar. Outra novidade: virá também ordem de serviço para construção do viaduto Ivens Dias Branco, que passará tangenciando a Praça Manuel Dias Branco, que liga a Aguanambi à BR-116.

 

CENTENÁRIO

 

A diretoria do Centro Industrial do Ceará, braço político da Fiec, prepara uma programação que marcará, ano que vem, seu centenário de fundação. André Siqueira fecha ainda um plano de desburocratização, a ser sugerido ao novo Governo de Camilo Santana.

 

ANEMIA FINANCEIRA

 

Aproveitando o pacote de reestruturação das secretarias, o governo estadual aprovou um "jabuti": retirou a "obrigatoriedade" de ter que repassar anualmente R$ 120 milhões para o Instituo de Saúde do Servidor (Issec). Os servidores avaliam como um calote.

 

COBRANÇA A SECO

 

Aproveitando que Jair Bolsonaro fala agora em buscar apoio de Israel para ações de combate à seca do Nordeste, eis que surge uma indagação: como estão as licitações lançadas pelo governo para instalar dessalinizadores no Estado?

 

APOIO TÉCNICO

 

Quem conversa com o ex-secretário da Educação, Idilvan Alencar, eleito deputado federal pelo PDT, percebe que ele quer assumir o mandato "para reforçarmos a luta em defesa da educação". Tem até o apoio da vice, Izolda Cela, pró-manutenção de Rogers Mendes.

 

LIDERANÇA

 

Delegado Cavalcante, deputado estadual eleito pelo PSL, será o líder do partido. Ele diz que trata do assunto com a cúpula da sigla, lembrando ter experiência de quem já foi do Legislativo. André Fernandes, embora o mais votado, ainda é tido como verdinho.

 

FOLIA 2019

 

Artistas e bandas que querem participar do Ciclo Carnavalesco 2019 de Fortaleza devem se inscrever até o fim da tarde de hoje, no setor de protocolo da Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza. O edital é da responsabilidade da Secretaria da Cultura de Fortaleza.

 

CENÁRIO 2019

 

Depois de Camilo Santana, quem mais falou ontem, na última reunião do secretariado, foi Maia Júnior, titular da Seplag. Porque saiu de lá o pacote de reforma administrativa a ser cumprido na nova gestão.

 

POUCO PESO

 

Presidente estadual do PSL, o deputado federal eleito Heitor Freire, com sua mulher, participará dos atos de posse de Jair Bolsonaro, em Brasília. É o único da cúpula estadual a ter mais de um convite.

 

PARCERIAS

 

José Sarto (PDT) não só diz que quer ser presidente da Assembleia Legislativa, como avisa: se eleito, fará a Universidade do Parlamento fechar parceria com as universidades, pois quer o aprimoramento do corpo técnico de assessores da Casa.

 

MATURIDADE 

[FOTO1]

Neste afunilamento de nova equipe, Camilo Santana tem ouvido pouca gente. Mas um conselheiro não lhe falta em nenhum momento: o pai, Eudoro Santana.

 

SOBE

 

Socorro França, que será a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça e Direitos Humanos da Era Camilo II.

 

Desce

 

Juros do cartão de crédito. Passa ano, entra ano e tudo continua

sob o ritmo da agiotagem institucionalizada.

 

HORIZONTAIS_

 

Morreu na Itália o padre Francisco Moser (81), conhecido "Padre Chico". Foi vitima de um câncer e deixou legado de trabalho social no Conjunto Palmeiras, onde atuou na Paróquia de São Francisco de Assis. /// A UFC promoverá, às 10 horas do dia 18 de janeiro, leilão de 51 lotes de bens. Nas dependências do Centro de Ciências Agrárias, no bloco 850 do Campus do Pici. /// O Palácio da Abolição convocou a imprensa para a última reunião de Camilo Santana com o secretariado. Ao final, nada de coletiva do governador. /// A TV Ceará não sofrerá grandes alterações na nova gestão de Camilo Santana. Mas está, no momento, sem presidente. /// Só lembrando: "E aí, será que o Queiroz vai aparecer na posse lá em Brasília?

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?