Logo O POVO+
PT quer Camilo mais PT e menos Ferreira Gomes
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

PT quer Camilo mais PT e menos Ferreira Gomes

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O Partido dos Trabalhadores terá mais espaço no novo governo de Camilo Santana? Para o presidente da legenda em Fortaleza, ex-vereador Deodato Ramalho, a questão não é só ocupar cargos, mas, na prática, ter na futura gestão uma presença maior do programa petista. "Acho que é natural, quando de um governa de coalizão, que se tenha certa flexibilidade, como vimos no atual governo, com vários partidos ocupando espaço. Mas, no segundo mandato, especialmente com a eleição que teve, com quase 80% de aprovação, Camilo fica mais livre para tocar o Abolição e garantir avanços sociais como o PT defende", diz. Na prática, Deodato apregoa um novo governo camilista mais PT, com uma agenda progressista, e menos preso aos Ferreira Gomes, como acontece hoje. Detalhe: nesse caminho, há uma pedra chamada maioria cidista no Legislativo Estadual.

 

PAÇO À FRENTE

 

O Sindifort realiza hoje, a partir das 9h30min, no Clube dos Diários, assembleia geral para fechar a pauta da campanha salarial. A perda acumulada dos servidores é 16,31%. Mas a diretoria pedirá menos do que isso ao prefeito Roberto Cláudio (PDT).

 

RESERVA TÉCNICA

 

Do ex-secretário da Fazenda, Mauro Filho: "É necessário que todo governo, em seu primeiro ano, adote medidas de ajuste fiscal. Mesmo um governo reeleito, como é o caso do governador Camilo Santana". Eleito deputado federal pelo PDT, Mauro ficará stand by em Brasília.

 

MAIS EM CIMA

 

A CoopNordeste, gestora dos terceirizados no Hospital Cesar Cals, ainda não pagou mês de novembro do pessoal. A empresa confirma o atraso. O problema seria lá na Secretaria da Saúde do Estado?

 

POLTRONA VIP

 

Com a manutenção da Secretaria do Turismo do Estado, uma outra certeza: Arialdo Pinho, o titular, deve continuar no cargo. Não só por ter só o apoio das entidades do turismo, mas por ter um avalista político de peso: o senador eleito Cid Gomes (PDT).

 

RENOVAÇÃO

 

O governador Camilo Santana gostou da ideia de Tasso Jereissati (PSDB) disputar a presidência do Senado. Tasso, na revista Crusoé, já fala como candidato, apregoando que a hora é de renovar, porque sempre os mesmos grupos acabam controlando a Casa.

 

CORES DO PINZON

 

Hoje um grupo de moradores do Vicente Pinzon fará mutirão de limpeza, pintura e grafite, a partir das 8 horas, da escadaria do pilão. O ponto de encontro é na Escola Matias Beck. É a ação "Cores do Pinzon". Com apoio da Unichristus, Prefeitura e Dr. Porto.

 

GRADE NOVA

 

O Conselho Penitenciário do Ceará está sob novo comando. Na presidência, a criminalista Ruth Leite; na vice, a delegada Yasmin Ximenes. A posse ocorrerá no dia 11 de janeiro para um mandato de 2019 a 2020.

 

COLETES ALENCARINOS

 

O Crítica Radical realiza hoje, a partir das 9 horas, na sede do Sintufc (Benfica), o encontro do Movimento Pela Emancipação das Relações Patriarcais Capitalistas. Vai encerra com rock embaixo do viaduto do bairro Antonio Bezerra pró-Cesare Battisti.

 

AQUARELA DO NOEL

 

O cantor e compositor Toquinho participa hoje, em Aquiraz (RMF), do projeto Encontro Mestre & Aprendiz, às 17 horas, no Teatro Tapera das Artes. Encerra o projeto neste ano com concerto. Amanhã, Toquinho dá show, às 19 horas, na Praça Portugal, no Ceará Natal de Luz.

 

FAIXA DE GAZA

[FOTO1]

No almoço que a Fiec ofereceu ontem a Camilo Santana (PT), um detalhe chamou a atenção: na mesa do presidente da Casa, não estava o vice da entidade, Alexandre Pereira, ali também presente. Beto quer seu diretor administrativo, Ricardo Cavalcante, como sucessor.

 

SOBE

 

Sebrae do Ceará que está encerrando 2018 com saldo dos mais positivos. Segredo? Não há muita briga política pelas diretorias.

 

Desce

 

Escola Sem Partido, arquivada em Brasília e no Ceará. Para quem defende um ensino plural, nada mau uma decisão como esta.

 

HORIZONTAIS_

 

O médico e escritor Marcelo Gurgel lança hoje, após missa, às 9 horas, na sede da Unimed Fortaleza (Aldeota), o seu centésimo livro Sursum Corda - corações ao alto. Com apresentação do médico Janedson Baima Bezerra e renda para a Sociedade Médica São Lucas. ///  A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (Cariri) foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Estado pelo pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará. Tento para o titular da Secult, Fabiano Piúba. /// Só lembrando: "Bom dia para o secretário André Costa (SSPDS)."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?