Logo O POVO+
Governo quer ajuste fical também no TJ e assembleia
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Governo quer ajuste fical também no TJ e assembleia

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O Governo do Estado diz estar fazendo sua parte em matéria de corte de gastos e, principalmente, busca constante por ajuste fiscal. Bem, dentro desse cenário, tramita, na Assembleia Legislativa, uma mensagem oriunda do Palácio da Abolição criando um novo organismo: um Conselho de Gestão Fiscal que vai congregar representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado. O objetivo é fazer com que esses segmentos possam discutir cenários financeiros e, fundamentalmente, zelarem pelo cumprimento das regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na prática, o Governo quer esse instrumento para gerar uma discussão conjunta sobre estratégias fiscais e nenhum ente desses ficar a gerir suas contas sem levar em consideração o quadro do Estado no todo. O Abolição aguarda a aprovação dessa matéria para que em janeiro aconteça a primeira reunião desse conselho de gestão fiscal. A ordem é administrar de olho sempre no ajuste das contas. De fato, não dá para se criar penduricalhos ou brincar com o suado imposto pago pelo contribuinte.

 

INTEGRAÇÃO 2019

 

O presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, anunciará hoje, às 8h30min, na sede da entidade, o planejamento da IV Jornada Integração, projeto que, desde 2016, reúne as CDLs do Estado e sociedade para estimular o comércio e o desenvolvimento social.

 

BATENDO ASAS

 

Onyx Lorenzoni foi ao gabinete de Tasso Jereissati, na última terça-feira, conversar sobre sucessão da mesa do Senado. E ontem Tasso almoçou com grupo de senadores que articula sua candidatura ao Senado. Cid Gomes (PDT) é um deles.

 

ÔNUS POLÍTICO

 

O secretário André Costa (SSPDS) está enfiado, feito espinha de peixe, na garganta de Camilo Santana. Principalmente depois que o governador foi levado a dar aquela declaração infeliz sobre a tragédia em Milagres. Mas ele não será descartado.

 

ÔNUS POLÍTICO 2

 

Para o Sindicato dos Bancários, ao sancionar lei obrigando vigilância armada 24 nas agências bancárias, o governador apenas transferiu o problema. Os grupos fortemente armados, com dinamite e fuzil, que atacam bancos devem ser combatidos com inteligência policial.

 

PRESENTE GREGO

 

A decoração natalina no Centro do Eusébio (RMF) virou mote para muitas reclamações. A gestão optou por lâmpadas vermelhas e verdes, que deixam as ruas e avenidas às escuras. Ou seja, presentão. Só para a malandragem.

 

MARIA, MARIA...

 

Maria da Penha foi a vencedora do I Prêmio Capitu, que reconhece a brasileira que mais faz pelas mulheres. A premiação é do Estadão e a votação foi aberta no site do jornal. Ela disputou com Debora Diniz, Djamila Ribeiro, Elza Soares, Luiza Trajano e Marielle Franco.

 

130

projetos foram emplacados pela UFC na Chamada Universal do CNPq. Este número representa 68% das iniciativas aprovadas no Ceará e 12,3% no Nordeste. Apenas.

 

TJCE & IDH

 

O TJ do Ceará esclarece que o projeto que altera gratificações não implica em extinção da verba remuneratória. Vai priorizar o benefício para quem ficar em comarcas menos atrativas, levando-se em conta, nesse caso, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

 

QUILOMBOLAS

 

A I Mostra dos Quilombolas do Ceará será aberta amanhã, às 16 horas, no Parque de Exposições da SDA (Bairro São Gerardo). Hora de mostrar, até domingo, a arte e a cultura desse povo. À frente, a Cequirce e a Associação Quilombolas Porteiras.

 

REFRESCO 

[FOTO1]

Soou como refresco para o governo de Camilo, ainda enfrentando desgastes por conta da tragédia em Milagres, o Prêmio Transparência Financeira que ele recebeu ontem, em Brasília, da Câmara dos Deputados. Porque o Ceará cumpriu bem, neste ano, o ajuste fiscal.

 

SOBE

 

Clóvis Rolim

 

Neto, que recebe hoje, ás 20 horas, no La Maison Coliseu, o Troféu Iracema como "Lojista do Ano".

 

Desce

 

Ponte dos Ingleses, um belo cartão postal de Fortaleza, em mais uma Alta Estação sem estar aberta à visitação pública.

 

HORIZONTAIS_

 

O Centro Fashion virou um fenômeno de vendas neste fim de ano. Por oferecer preços acessíveis, vem fazendo frente até aos shoppings. /// A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, ganhará homenagem amanhã, às 19 horas, na AABB (antiga sede da Coelce), da Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá (Afac). /// A partir do dia 20 deste mês, o TJ do Ceará entra de recesso, que vai se estender até o dia 6 de janeiro. Mas conservando plantões judiciários. /// O Dia 16 de Março ficou oficializado, em Fortaleza, como data comemorativa dos procuradores municipais. A lei foi sancionada por RC, no que agradou a Apacefor, entidade da categoria. /// Só lembrando: "Por que Tasso nunca defendeu a expulsão de Aécio do PSDB?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?