Logo O POVO+
Dom Edmilson da Cruz e seus 70 anos de sacerdócio
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Dom Edmilson da Cruz e seus 70 anos de sacerdócio

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

Dom Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte, ganhará Missa de Ação de Graças hoje, às 19 horas, na Igreja da Prainha, por seus 70 anos de sacerdócio. Após o ato religioso, haverá confraternização com o bispo no salão ao lado da igreja. A homenagem parte das Irmãs Josefinas e de pastorais sociais que sempre tiveram no religioso, agora aos 94 anos, um exemplo de luta em defesa dos pobres e que sempre bradou contra a sociedade de injustiças institucionalizadas. Corajoso, nunca se curvou aos poderosos. Um exemplo disso ocorreu no dia 21 de dezembro de 2010. Dom Edmilson, nessa data, recusou receber a comenda Dom Helder Câmara de Direitos Humanos do Senado. Nada de desrespeito à comenda, mas numa atitude de protesto contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria. O bispo emérito discursou perante um plenário de senadores surpresos. Foi ousado e aplaudido pela maioria dos brasileiros nessa ocasião, insatisfeitos com uma classe política longe da realidade do País.

 

CEREJAS DO BOLO

 

O MDB, com quatro deputados estaduais reeleitos, quer participar da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa. Segundo Danniel Oliveira, indicando a primeira vice-presidência ou a primeira-secretaria. Fora o comando da Casa, são os cargos de maior poder.

 

TRÊS MENOS UM

 

No páreo pelo comando da Assembleia, três nomes despontam: o atual presidente da Casa, Zezinho Albuquerque, o primeiro vice, Tin Gomes, e o líder do governo Evandro Leitão. O Abolição teria restrição a um desses nomes, mas não ousa publicizar tal posição.

 

CRÉDITO

 

De José Roberto Tadros, presidente eleito da Confederação Nacional do Comércio, em clima de festa do SindCarnes, no Ilmar Buffet, segunda à noite: "O governo Temer já vinha melhorando a economia. Agora, com Bolsonaro, a economia deve deslanchar."

 

LEWANDOWSKI 2

 

Ricardo Lewandowski, segundo a Câmara Municipal, falará sobre "Direitos Fundamentais após a Constituição de 1988". As passagens foram custeadas pelo Poder, mas a estadia fica por conta do ministro. Esse é o último evento da gestão Salmito Filho (PT)

 

VIGILANTE

 

O senador eleito Cid Gomes (PDT), em entrevista ontem ao Jornal da CBN, na Rádio O POVO/CBN, repetiu discurso do irmão, Ciro (PDT), sobre futuro governo de Bolsonaro: "A gente deve dar um crédito de confiança a quem está chegando, em respeito às urnas!"

 

LAÇOS DE TERNURA

 

Camilo Santana ganhará homenagem do ex-governador Lúcio Alcântara. Ou melhor, do presidente do Instituto do Câncer do Ceará. Dia 10, às 9 horas, na sede do ICC. "O governador doou um acelerador linear (exames de radioterapia) para nossa entidade", avisa Lúcio.

 

PT DAS ORIGENS

 

Há setores no PT defendendo o aproveitamento de José Pimentel, que não disputou reeleição ao Senado, na futura equipe de Camilo Santana. Pode ter suas diferenças com o Abolição, mas é tido como técnico e ainda atrairia banda rebelde petista para a esfera oficial.

 

CHAPA ÚNICA

 

A defensora pública Amélia Rocha será eleita, na próxima sexta-feira, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado. Em chapa única, com votação ocorrendo das 7h30min às 17 horas, no auditório Torre Saúde,  no lobby do Complexo São Matheus.

 

BATEU CATOLÉ

 

Pegou mal o General Theophilo negar, de pés juntos, que não iria assumir um cargo na equipe de Moro e que podia ir para o Dnit. O certo era dizer que não podia falar. E pronto.

 

LEWANDOWSKI

[FOTO1]

O ex-presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, que ontem se envolveu numa confusão num voo São Paulo-Brasília e liberou as entrevistas de Lula, é um dos conferencistas do encontro do Programa de Capacitação e Formação Continuada da Câmara Municipal. Na sexta-feira, das 8h30min às 11 horas, no auditório da Casa.

 

SOBE

 

Corredor Cultural da Avenida da Universidade, que terá última edição deste ano no domingo, com atrações diversificadas.

 

Desce

 

Juros do cartão de crédito, continuam proibitivos para quem pensa em compras natalinas. Haja inadimplência.

 

HORIZONTAIS_

 

Tomás Figueiredo Filho, ex-tucano e hoje no MDB, tomará posse amanhã, em Brasília, no cargo de diretor da Agência Nacional de Mineração. Com aval do senador Eunício Oliveira. /// O embaixador do Peru, Vicente Escalante, estará em Fortaleza na sexta-feira. Vem encerrar o festival Gastronômico - Culinária Peruana, no Lô Restaurante. /// Acontece sábado, das 12 às 18 horas, no Hotel Gran Marquise, o 15º leilão filantrópico de obras de arte da campanha Amigos em Ação. /// A Enel Distribuição já adota sua marca em São Paulo, depois de ter comprado a Eletropaulo. /// Só lembrando: "E aí, estão montando um ministério ou um quartel lá em Brasília?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?