Logo O POVO+
Bondinho do "Padim Ciço" vai sair da estação
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Bondinho do "Padim Ciço" vai sair da estação

NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

O turismo religioso que movimenta também a economia da Região do Cariri vai ganhar um importante reforço. O governador Camilo Santana (PT) lançará, neste mês, a licitação para a implantação de um teleférico no horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. A informação é do secretário-adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, acrescentando que o projeto está orçado em R$ 74 milhões, sendo 70% da verba oriunda do Ministério das Cidades e os 30% restantes do Governo do Estado. A licitação é de caráter nacional e empresas da Itália, Suíça e França já se interessaram no projeto que deverá ter obras iniciadas a partir de fevereiro. O teleférico, segundo Quintino, ligará a área de multiuso do horto até a estátua, numa distância de 1.982 metros e 504 metros de altura. O teleférico, com ar-condicionado, terá capacidade para seis pessoas por cabine, com obras devendo durar cerca de um ano e meio pelas projeções iniciais do governo. A torcida é para que seja garantida também a manutenção. Ninguém quer bondinho feito o de Ubajara, que vive quebrando. Aliás, aguarda-se para breve a retomada de suas operações.

NATAL DO ATACADO

A Ceasa promoverá, de 20 a 22 deste mês, a 43ª Feira Flor e Artesanato - Edição de Natal. Com 50 expositores, que vão arrecadar ainda alimentos e brinquedos em prol da Comunidade Fanuel e Associação Beneficente das Irmãs de Nossa Senhora das Dores, em Maracanaú.

TURISMO

A Secretaria do Turismo de Fortaleza estima que a cidade receberá, entre dezembro e janeiro, 1,18 milhão de turistas. Isso significa um incremento de 8%, com outro dado: 45% de turistas internacionais. Régis Medeiros, titular da pasta, está bem otimista.

BOICOTE

Tasso Jereissati (PSDB) reafirmou, no fim de semana, para o senador eleito Cid Gomes (PDT), que quer disputar o comando do Senado. Já Cid detectou um personagem, que não lhe tolera, articulando contra e a favor de Renan: Eunício Oliveira (MDB), presidente da Casa.

À MINEIRA

Ainda Tasso. Enquanto o tucano evita falar em expulsão de Aécio Neves, o seu braço direito no PSDB local, o ex-senador Luiz Pontes, é a favor de que o mineiro ganhe o caminho da rua. Mas isso, só a partir de março, após renovação dos diretórios estaduais.

PAUTA DA ORDEM

Falando em prêmios de jornalismo que estão sendo entregues neste fim de ano, uma cobrança: o sindicato da categoria espera que Erinaldo Dantas, novo presidente da OAB a partir de janeiro, divulgue os vendedores do prêmio de jornalismo da entidade. Ainda o de 2015.

LINDO E ENQUADRADO

O cantor bregastar Falcão virou personagem de quadrinhos. Uma vez por mês, fãs do artista terão esse presente. Para acessar, é só assinar no site dele (www.sitedofalcao.com.br). A partir de janeiro de 2019.

MORDE & ASSOPRA

Dois atuais secretários de Camilo Santana permanecerão na equipe: Élcio Batista e Nelson Martins. Ambos com ampliação de funções e carga de trabalho. Mas a parte do diálogo politico ficará concentrada com Nelson Martins, que lida muito bem com butantã legislativo.

OBSERVATÓRIO

O Observatório de Fortaleza (Praça do Ferreira - Centro) comemora quinta-feira um ano de operação como equipamento cultural e turístico. No dia, haverá lançamento da Rede de Observatórios do Ceará e exposição de fotos dos Mestres da Cultura do Estado.

[FOTO1]

PRESENTE SUPERIOR

O ativista cultural Alemberg Quindins receberá o título de Doutor Honoris Causa da Urca quarta-feira, 19, no Teatro Violeta Arraes, na sede da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda (Cariri), em clima de festa dobrada. Na data, ele comemora seu aniversário.

 

SOBE

Festas de Réveillon que já estão mexendo com a cabeça e o bolso dos fortalezenses e, principalmente, dos visitantes.

 

Desce

Preços natalinos como os tradicionais peru e chester. Bem salgados e levando muitos a optar por ceia menos farta.

 

HORIZONTAIS_

A Fecomércio promove hoje, às 19 horas, em sua sede, festa por seus 70 anos de atividades. Com lançamento de livro e homenagem a 37 empresários. Apenas. /// Agende-se. Hoje, às 15 horas, na Assembleia Legislativa, haverá a sessão solene pelos 90 anos do O POVO. /// O primeiro estudo sobre previsão de inverno no Ceará deve sair em meados de janeiro próximo. Adiantam técnicos da Funceme. /// Só lembrando: "E aí, Bolsonaro, teria coragem de dar uma de Abraão e sacrificar o próprio filho em nome do combate à corrupção?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?