Logo O POVO+
Zona azul digital: mais de 100 mil cartões já vendidos
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Zona azul digital: mais de 100 mil cartões já vendidos

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Com pouco mais de dois meses de implantação do novo serviço de Zona Azul adotado em Fortaleza, os motoristas já estão se adaptando à facilidade de adquirir o Cartão Azul Digital (CAD) por meio de um dos sete aplicativos disponíveis para operar o serviço. Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), até o momento, 100 mil cartões eletrônicos foram vendidos e mais de 30 mil downloads realizados. Todo o recurso obtido será revertido para a ampliação da infraestrutura cicloviária, garante o titular do órgão, Arcelino Lima. Ele adianta que, a partir do recurso arrecadado com o estacionamento rotativo, o sistema Bicicletar será ampliado. A previsão é que em janeiro tenha início o processo de implantação, a ser feito por lotes, de um total de 250 novas bicicletas a serem distribuídas por 25 estações em diversos bairros da cidade. O Zona Azul Digital opera através de uma simples tela de celular. O motorista adquire os créditos e controla todos os processos e gastos. A AMC garante que, além da comodidade, dá maior segurança para os cidadãos porque evita fraudes e preços exorbitantes. Outra: os cartões de papel só valerão até o fim deste ano.

 

MODELOS

 

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), quer vir ao Ceará conhecer o modelo de avaliação das políticas públicas e incentivos  na área da educação. Ele já conversou, inclusive, em São Paulo, com o presidente do Ipece, Flávio Ataliba.

 

CANTE LÁ...

 

De Geraldo Luciano, dando adeus à vice do Grupo M. Dias Branco, ontem, na Rádio O POVO/CBN, dentro do projeto Grandes Nomes 2018: "O Tasso é o maior político da nossa geração!". Geraldo era vice do PSDB cearense, mas acabou indo para o Partido Novo.

 

QUE CANTO CÁ

 

Outra de Geraldo Luciano na Rádio O POVO/CBN: "Não dá para conciliar interesse público com interesse privado!" Há controvérsias, mas, pelo visto, poderemos tê-lo, quem sabe, nas próximas eleições.

 

CHACINA

 

A Chacina do Curió completará três anos segunda-feira. O Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência abrirá, na data, a I Semana Cada Vida Importa. Com atos em Fortaleza (às 15 horas - Cineteatro São Luiz), Maracanaú, Russas e Juazeiro do Norte.

 

PISO DO ADVOGADO

 

A fixação de um piso salarial para os advogados é uma das principais propostas de Erinaldo Dantas (Caace), candidato a presidente da OAB/Ceará. "Eleito, sentarei com escritórios de advocacia e com prefeituras e governo - com seus concursos,  para tratar desse tema."

 

PANO PRAS MANGAS

 

O Grupo San Michel fecha 2018, ano do seu jubileu de ouro com 14 lojas em operação e oferecendo mais de 300 empregos diretos. Informa uma das controladoras do grupo, Lúcia Maria Dummar.

 

TERTIUS

 

O Governo não descarta apostar num tertius, caso não haja consenso no PDT no que diz respeito ao comando da Assembleia Legislativa. O nome até para evitar brigas já estaria na ponta da agulha do Abolição: o atual líder do governo na Casa, Evandro Leitão (PDT).

 

AOS CONCURSADOS

 

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, esclarece: o orçamento da Instituição para 2019 supera os R$ 600 milhões, incluindo o atual quadro de pessoal. Diz mais: "Novos provimentos, necessariamente, precisariam de aprovação legislativa e autorização do Executivo".

 

A PRACINHA

 

Alguém saberia dizer de quem foi a ideia de se instalar um ecoponto em área da pracinha do Colégio Antonio Sales, no bairro Parque Araxá? Moradores, até hoje, não entendem o porquê do lazer e do bom conviver dali, deram espaço para tal equipamento.

 

BOTANDO BONECO 

[FOTO1]

O espetáculo Sesi Bonecos do Mundo pode ser conferido hoje e amanhã, às 16h30min, no Dragão do Mar. No palco, mais de 150 artistas de várias nacionalidades e suas habilidades com mamulengos tradicionais e manipulação de bonecos por fios e varas. Imperdível.

 

SOBE

 

Boletos vencidos, que, a partir de hoje, já podem ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos. Ufa!

 

Desce

 

Banco Central, que permite o abuso das cobranças de tarifas por serviços do sistema bancário. Como se não bastasse o abuso praticado no quesito taxa de juros.

 

HORIZONTAIS_

 

Hoje tem desembarque do Papai Noel no Shopping Del Paseo. A partir das 18 horas, com show infantil e lojas prometendo muitas promoções. /// Hoje, também, às 16 horas, será a vez do Papai Noel chegar no North Shopping. /// Alexandre Pereira, vice da Fiec, agora é também vice-presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social da CNI. Sim, o que achou da extinção do Ministério do Trabalho? /// Juazeiro do Norte é sede, hoje e amanhã, do I Simpósio de Urologia do Cariri. A partir das 8 horas, no auditório do Office Cariri, promoção da Liga de Urologia do Cariri e Estácio. /// Só lembrando: "E aí, Leão será que hoje sai o rugido de Campeão?!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?