Logo O POVO+
Projeto quer preservar fauna e flora dos Inhamuns
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Projeto quer preservar fauna e flora dos Inhamuns

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Será lançado hoje, em Tauá, na Área de Relevante Interesse Ecológico dos Inhamuns (ARIE), o projeto Ecomapps. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, trata-se de um aplicativo que apresentará para o cidadão tudo sobre fauna e flora dessa unidade de conservação estadual. Qualquer visitante poderá utilizar essa tecnologia, que deve ser baixada inicialmente pelo sistema Android. Colocando seu celular próximo às placas indicativas já instaladas no local, por QR Code, o visitante saberá tudo sobre o acervo da área. Esse tipo de tecnologia já foi implantado no Parque Estadual do Cocó e no Parque do Sítio Fundão, no Crato, devendo se estender ao longo de 2019 para demais unidades. "Com isso, queremos fazer educação ambiental para conscientizar e preservar assim a biodiversidade dessas regiões", afirma Artur Bruno. Após o ato, haverá reunião do Conselho Gestor da Arie dos Inhamuns para fechar um plano de manejo. Essa medida, segundo o secretário, vai se estender para as demais unidades estaduais de conservação.

 

QUESTÃO DE PELE

 

O projeto do uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras foi apresentado, na última semana, no World Innovation Summit for Health, feira de inovação em saúde realizada em Doha, no Catar. Pelos jovens pesquisadores Felipe Rocha e Carlos Paier (NPDM/UFC).

 

SAGA NA TELINHA

 

Em parceria com a TV O POVO, o cineasta Wolney Oliveira inscreveu a série "A Guerra da Borracha" no edital de tevês públicas da Ancine. É baseada em reportagens escritas pela jornalista Ariadne Araújo, publicadas n'O POVO no final dos anos 1990.

 

SAGA NA TELONA

 

Por falar nisso, o longa Soldados da Borracha, de Wolney Oliveira, baseada na saga dos cearenses no Norte do país, será finalizado neste mês. Mas a estreia só ocorrerá ano que vem no XXIX Cine Ceará.

 

AHHHHHH...

 

Ciro Gomes foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara, por iniciativa do líder do PDT na Casa, André Figueiredo. O ato de entrega ocorrerá amanhã, às 10h30min. Mas Ciro pediu ao irmão, senador eleito Cid Gomes (PDT), que receba a comenda.

 

JOGO DE QUATRILHO

 

Quando o tema é presidência da Assembleia Legislativa, o governador Camilo Santana (PT), segundo amigos próximos, não esconde preferência por Evandro Leitão, seu líder na Casa, Tin Gomes e José Sarto. Mas Zezinho Albuquerque corre por fora. Todos são do PDT.

 

CRUZEIRO À VISTA

 

Fortaleza receberá sete cruzeiros até abril de 2019. Foi incluída no roteiro pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil). É esperar que o Terminal do Mucuripe esteja preparado para evitar atropelos nesse tipo de operação.

 

NOVO 2020

 

O Partido Novo fez reunião, em sua sede, no fim de semana, para avaliar o pleito deste ano e planejar 2019. Vai buscar mais filiados e reforçar imagem na Capital. A sigla, segundo Ivo Silva, presidente estadual, terá candidato a prefeito em 2020. O executivo Geraldo Luciano é o principal nome.

 

NEGRITUDE

 

Para marcar o Dia da Consciência Negra, o III Festival Audiovisual Luso Afro Brasileiro apresenta hoje, no Cineteatro São Luiz, das 9 às 21 horas, uma bateria de filmes com essa temática. Haverá ainda um seminário, a partir das 10 horas. Acesso gratuito.

 

ESSES MOÇOS...

 

Tendo por mote a prevenção da gravidez na adolescência, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Unicef, realiza, de hoje até sexta-feira, a V Semana do Bebê. A abertura ocorre às 8h30min, no Cuca Mondubim, tendo como tema "Gravidez na Adolescência".

 

É DIFÍCIL 

[FOTO1]

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que, no passado, fechava o ano com 10% de incremento nas vendas, deve encerrar 2018 com média de 3%. Porque quando a construção civil emperra e não gera empregos, a ponta sofre, diz Armando Cavalcante.

 

SOBE

 

Rádio O POVO/CBN, que chega hoje à Região do Cariri. É a primeira emissora que só vai tocar notícia naquela banda do Estado.

 

Desce

 

Fiação das empresas de telefonia e de TV a cabo, que virou péssima decoração em várias calçadas da cidade. Quem responde?

 

HORIZONTAIS_

 

Comemorou 50 aninhos, no fim de semana, a deputada federal Luizianne Lins (PT). Sem essa de esconder a idade, até porque a parlamentar diz ser da luta. Em todas as horas. /// Será creditado hoje o segundo decêndio do mês de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Comparado com o mesmo decêndio do ano passado, o valor será 25,88% maior, sem considerar os efeitos da inflação. /// O VI Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura deu 1º lugar à Sefin, no item Gestão, com "Modelo de Governança para Resultados", e para a Seuma na categoria Finalístico, com o Fortaleza Online.
/// Só lembrando: "E aí, E aí, teremos a Republica de Curitiba em Brasília?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?