Logo O POVO+
Por um gesto de solidariedade de Camilo Santana
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Por um gesto de solidariedade de Camilo Santana

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta semana, o projeto de indicação nº 120/17, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol), que prevê o fornecimento de fraldas descartáveis para portadores de lesão medular. 

 

Segundo o parlamentar, devido ao elevado valor das fraldas descartáveis, muitas famílias passam por dificuldades para arcar com os custos para adquirir este item básico na manutenção e qualidade de vida do portador de lesão medular. "Nosso objetivo é oferecer um instrumento normativo que contribuirá com uma melhor condição de vida para os portadores de lesão medular, que, além de verem uma necessidade atendida, poderão investir esse valor, antes destinado à compra de fraldas descartáveis, na construção de uma melhor qualidade de vida", explica. O portador de lesão medular, ou seu responsável legal, deverá apresentar atestado médico comprobatório da condição para a percepção do benefício. Segundo o Ministério da Saúde, a incidência de Traumas Raquimedulares (TRM) é de 40 casos novos/ano/milhão de habitantes. Ou seja, cerca de seis mil a oito mil novos casos/ano. Agora é só o governador Camilo Santana assumir esse gesto de solidariedade e sancionar a matéria.

 

DIAGNÓSTICO

 

O que diz a doutora Mayra Pinheiro, ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará e que disputou o Senado pelo PSDB, sobre a saída dos médicos cubanos do País? No Ceará, o baque no Mais Médicos pode prejudicar 118 municípios. Ela fez campanha contra o programa.

 

NOEL GORDINHO

 

O comércio trabalha com a expectativa de ter aumento nas vendas, por conta do Natal, na faixa dos 8%. Diz o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Freitas Cordeiro. "Há, no entanto, setores como supermercados apostando mais alto", diz.

 

22 mil

jovens presos nas 461 unidades socioeducativas em funcionamento no País. Eis o dado mais recente divulgado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas, do Conselho Nacional de Justiça. Que futuro, hein?

 

TIRO AO ÁLVARO

 

A Federação do Comércio do Ceará, por meio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), articula junto ao STF para que a Ação de Descumprimento de Procedimento Fundamental (ADPF), interposta contra o aumento das taxas de alvarás de Fortaleza, entre na pauta.

 

TIRO AO ÁLVARO 2

 

Hugo Leão, advogado da Fecomércio que acompanha com a CNC a tramitação dA ação no Supremo, garante ser a medida inconstitucional. "Estamos esperançosos de que o Supremo corrigirá essa situação", diz ele, torcendo por esse presente natalino.

 

VERBO & VERBA

 

A defensora-pública geral do Estado, Marina Lobo, avisa: vai brigar, junto aos parlamentares, por um bom orçamento em 2019. Ela quer convocar 30 concursados restantes, no que precisa de mais custeio.

 

ALÉM DA TELA

 

O filme Bate Coração, comédia romântica da produtora cearense Estação Luz Filmes, será lançado no primeiro semestre de 2019. A informação é de Gláuber Filho, diretor, que está em São Paulo acertando com a Down Town a distribuição da película.

 

BUFUNFA

 

Caucaia recebe, na próxima segunda-feira, nova missão do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Pela segunda vez. Os executivos do banco visitarão a cidade para acertar o fechamento do cronograma de obras e a liberação dos US$ 80 milhões.

 

ASA QUEBRADA

 

O PSDB fará, na próxima semana, reunião liderada por Tasso Jereissati. Segundo o presidente estadual Francini Guedes, definirá posição a ser levada à reunião da executiva nacional, marcada para o dia 22 próximo, em São Paulo, sobre mudança da cúpula.

 

REALCE 60 

[FOTO1]

O cantor Gilberto Gil vai se apresentar dentro da programação alusiva aos 60 anos do Cineteatro São Luiz. Será no dia 9 de dezembro, às 19 horas, confirma o secretário estadual da Cultura, Fabiano Piúba. Ingressos à venda a partir do dia 29 na bilheteria do equipamento.

 

SOBE

 

Caixa Cultural Fortaleza, com programação de eventos dos mais variados nos fins de semana. Ou seja, intensa e eclética como exige a arte.

 

 

Desce

 

Parque Adahil Barreto, que, em matéria de programação, virou "primo pobre" do Parque Ecológico do Cocó: nada de roteiro.

 

HORIZONTAIS_

 

O Sebrae promove o II Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati (Litoral Leste). O evento, que segue até amanhã, ocupará espaços na Rua Alexanzito, com  programação variada também no cardápio de shows. /// Guaraciaba do Norte está atraindo um hotel de três estrelas e um atacarejo. A articulação é do secretário municipal do Comércio, Turismo e Empreendedorismo, Demetrius Vieira. /// O Marina Park Hotel comemorando boas vendas do seu Réveillon, que terá como atrações Marília Mendonça, Xandy Aviões, Vintage Culture e Gustavo Lima. /// Neste fim de semana tem Feira da Villa, evento de gastronomia e shows, na Barra do Ceará (Rua Antonio Arruda, ao lado do Supermercado Canadá). /// Só lembrando: "Por que o comando da OAB-CE é tão cobiçado?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?