Logo O POVO+
O "efeito cascata" do reajuste do STF no Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

O "efeito cascata" do reajuste do STF no Ceará

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

Se o presidente Michel Temer (MDB) não vetar o reajuste de 16,38% dos ministros do STF, o chamado "efeito cascata" dessa medida vai deixar muitos Estados em situação de caos. No Ceará, que vive situação de equilíbrio fiscal, há preocupação. A Secretaria do Planejamento e a Secretaria da Fazenda já estão estudando e projetando possíveis impactos financeiros. Isso porque o reajuste alcança mais do que juízes e desembargadores. O presidente da Associação Cearense dos Magistrados, Ricardo Alexandre, diz que, no âmbito do Judiciário, o impacto não seria tão pesado. "Somos uns 432 juízes que percebem média salarial de R$ 26 mil e, com o reajuste, iríamos para cerca de R$ 30 mil mensais". Mas, de acordo com o secretário Maia Júnior, o chamado "efeito cascata" não acaba na esfera do Judiciário. Na lista de beneficiados, entrariam também procuradores de justiça, defensores públicos, procuradores do Estado, auditores e até delegados. "Quanto às medidas, estamos estudando e aguardando o governador Camilo Santana decidir o que vai fazer", diz para a coluna o titular da Seplag. Há pressões para que Temer vete.

 

ESCAPANDO

 

Dez dos novos governadores eleitos assumirão em janeiro sem condições de obter ajuda da União para renegociar dívidas ou financiar investimentos. Nessa lista, que dá conceitos A e B para alguns Estados, o Ceará escapa. É nota B, ou seja, situação de regular a boa.

 

PREPARO TÉCNICO

 

O desembargador Washington Luís, que assumirá a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará no dia 31 de janeiro de 2019, não perde tempo. Além de avaliar bem nomes para sua equipe, faz um MBA em Gestão.

 

UEPA!!

 

Candidato a presidente da OAB, Luiz Antonio Lima diz que o silêncio da entidade com relação a temas polêmicos como aumento de alvarás e altos índices de violência no Ceará tem uma explicação: gente da cúpula ocupa cargos comissionados no Estado e na Prefeitura.

 

AGRONEGÓCIO 1

 

"O agronegócio cearense sob a ótica do setor produtivo" é o tema do primeiro painel do "Fórum do agronegócio cearense e sua relação com a crise hídrica", amanhã, na Fiec.

 

AGRONEGÓCIO 2

 

Do evento, participam como painelistas Antônio Albuquerque (ACCC), Carlos Prado (Itaueira Agropecuária) e Bruno Girão (Betânia Lácteos). Os debatedores são Lucas Leite (Embrapa) e Flávio Saboya (Faec). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em especial.opovo.com.br/forumagronegocio

 

BONDE DOS DESEJOS

 

O bondinho de Ubajara, que, no passado, atraia turistas para a Serra da Ibiapaba, está com reparos quase concluídos, segundo a Secretaria do Turismo do Estado. O titular da pasta, Arialdo Pinho, diz que agora em dezembro, o equipamento será reativado.

 

ALÔ, GESTORES!

 

O Tribunal de Contas do Ceará promoverá amanhã, às 9 horas, em seu auditório, a 10ª edição do TCE Debate com o tema "Finanças Públicas - Desafios presentes e futuros dos entes federativos". Felipe Scudeler, do Fiscal Independente (IFI), do Senado, dará a palestra.

 

HONRAS DA CASA

 

Em contato com a coluna, o presidente do Partido Novo do Ceará, Ivo Silva, vai mais longe: além de cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2020, Geraldo Luciano pode, se quiser, assumir o comando da sigla no Estado.

 

CEIA CURTA

 

Virão não só fusões, mas extinção de pastas na futura gestão de Camilo Santana, garantem fontes palacianas. No pacote, há estudos apontando para a fusão da Agricultura com Desenvolvimento Agrário e a de Cidades com a de Infraestrutura. Que os 24 aliados saibam.

 

DIPLOMAÇÃO 

[FOTO1]

A presidente do TRE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, definiu a data da diplomação dos eleitos: 19 de dezembro, a partir das 17 horas, no Centro de Eventos. Será um dos seus últimos atos, antes de assumir, em janeiro, a vice-presidência do TJ do Ceará.

 

SOBE

 

Sesi Bonecos do Mundo, que lotou o Centro Dragão do Mar no fim de semana. Um belo espetáculo, sem dúvida.

 

Desce

 

Teatro São José, recém-inaugurado - uma beleza, mas precisando divulgar mais sua programação de espetáculos.

 

HORIZONTAIS_

 

O Festival Itinerante Acordes do Amanhã, após a etapa Fortaleza, cumprirá programação, até sábado, em sete municípios: Aquiraz (13 e  14/11), Sobral (13 e 14/11), Caucaia (14/11), Itapajé (15/11), Orós (16/11), Guaramiranga (16 e 17/11) e Paracuru (17/11). /// A Assembleia Legislativa acaba de editar livro atualizado sobre os Vice-Governadores do Ceará. Já incluindo Izolda Cela. /// Sérgio Helle lança hoje, às 19 horas, na Caixa Cultural, livro e exposição "Paradisus", com pinturas e infogravuras. Imperdível. /// Amanhã, 14, é o  Dia Mundial do Diabetes - doença que acomete mais de 13 milhões de pessoas só no Brasil. /// Só lembrando: " O Natal chegou, mas decoração natalina em Fortaleza só mesmo nas praças dos bairros nobres. Uma pena!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?