Logo O POVO+
Luizianne, os Ferreiras Gomes e a "Dor de cotovelo"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Luizianne, os Ferreiras Gomes e a "Dor de cotovelo"

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

"Dor de cotovelo". Eis como a deputada federal Luizianne Lins (PT) define a articulação que o senador eleito Cid Gomes (PDT) promove com objetivo de fechar um bloco, sem o PT, de oposição ao futuro governo de Jair Bolsonaro. Cid quer juntar seu partido com o PSB, Rede e até com o PCdoB numa frente que, como já avisou seu irmão, Ciro Gomes, terceiro colocado na disputa presidencial, atuará como "oposição vigilante", mas sem radicalismos petistas. Luizianne lamenta essa situação que, na sua avaliação, foi provocada pelo próprio Ciro. "Isso é fruto das posições do Ciro, que foi pra lá e pra cá o tempo inteiro. E se ninguém identifica, ninguém vota", expôs a parlamentar. Ela destacou que alijar o PT do arco da oposição é fora de propósito. "A única coisa que sobreviveu a essa hecatombe (Bolsonaro), que desconstituiu partidos, foi exatamente o PT. A direita se desmilinguiu. Teve o PSDB com menos de 5% e o MDB com menos de 2%. O que sobreviveu a isso foi o PT". Para ela, todos precisam estar unidos, porque o adversário é um só: Bolsonaro.

 

HORA DA FUSÃO

 

O PCdoB e o PPL farão encontro conjunto amanhã e domingo, em São Paulo. Hora de fechar uma fusão, depois que os dois partidos não conseguiram alcançar a cláusula de barreira. Com a fusão, o PCdoB prevalecerá. Os vereadores do PPL de Fortaleza não ficarão na sigla.

 

PELO TURISMO

 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no Ceará, Eliseu Barros, comemora decisão de Bolsonaro de manter o Ministério do Turismo. E diz mais: "Torço para que o governador Camilo Santana não mexa com Setur, que faz um grande trabalho".

 

OPOSTOS, NEM TANTO

 

O senador Tasso Jereissti (PSDB) conversou com o senador eleito Cid Gomes (PDT) em Oxford (Inglaterra), onde participam de curso da Fundação Lemann. Ambos retornam de lá neste fim de semana e ficaram de amiudar conversas. Cid quer Tasso presidindo o Senado.

 

FUNK & SAMBA

 

Anitta e Alcione estão sendo negociadas para o Réveillon de Fortaleza. Mas não pela via oficial. Segundo fontes do meio artístico, através de grupo do setor privado.

 

FREVO MULHER

 

Amelinha será um dos destaques do desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo, que sai no Carnaval do Recife. O bloco terá como tema "Frevo Mulher", nome de música de Zé Ramalho, que virou sucesso na voz da cantora cearense.

 

SECRETARIA?

 

O Dnocs deve se transformar numa secretaria de caráter regional. Pelo menos é essa a proposta em estudo pela equipe de transição, segundo informa o secretário-geral do PSL do Ceará, Aldairton Júnior. Ontem, ele circulava em Brasília, em contatos com esse grupo.

 

SOBRAL CITY

 

Continuam rendendo para Sobral (Zona Norte) dividendos por ser a cidade com melhor desempenho do País em educação. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) fará ali, no primeiro semestre de 2019, evento nacional na área da educação e pesquisa.

 

CARTA EM REVISTA

 

A Unifor abrirá às 18 horas das próxima segunda-feira, em auditório, o seminário "30 Anos da Constituição de 1988 e a Democracia: Vicissitudes, Riscos e Perspectivas". A coordenação do evento, que se estenderá até terça-feira, é do professor-doutor Filomeno Moraes.

 

PARÁBOLAS

 

Ciro Gomes fala hoje, às 16h30min, no Centro de Eventos, sobre Perspectivas para a Economia Brasileira nos Próximos Anos e seus Reflexos no Ceará". Dentro do Seminário PforR - Aprendizados e Novos Desafios". Com direito a farpas em Bolsonaro?

 

CLÃ DOS GOMES

[FOTO1]

O Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia da UFC lança hoje a coletânea "Eleições 2010 - Enredos e Personagens". Às 17 horas, nas Ciências Sociais. Cleyton Monte, do Conselho de Leitores do O POVO, escreve capítulo "As bases eleitorais dos Ferreira Gomes".

 

SOBE

 

Praia Acessível, projeto municipal que garante acesso ao banho de mar a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nestas férias, agora das 9 às 13 horas, na Praia de Iracema.

 

Desce

 

Semace, que nunca mais divulgou relatórios da sua Operação Fumaça Negra. E haja veículo com cano de escape poluindo o ar que se respira nesta Fortaleza.

 

HORIZONTAIS_

 

A Casa da Cultura Digital, equipamento municipal, oferecerá, das 8 ás 12 horas de amanhã, uma oficina que ensinará como transformar o lixo eletrônico em brinquedos robôs. A sede é na rua Pacajus, 33 - Praia de Iracema. /// Hoje, às 19 horas, será inaugurada a unidade do Senac no Shopping RioMar Papicu. /// A Academia Cearense de Médicos Escritores lança hoje, às 20 horas, no Ideal Clube, uma coletânea de obras da categoria em vários gêneros literários. /// A Academia Brasileira de Ciências inaugurou ontem, no Rio, seu museu. Sob direção do ex-reitor da Uece, Manassés Fonteles. /// Só lembrando: "E aí, a primeira parcela do 13º vai dar para pagar ou fazer mais dívidas?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?