Logo O POVO+
Expresso 150: Advogados punidos
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Expresso 150: Advogados punidos

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Talvez não seja ainda a etapa final - porque é um caso que segue com interrogações e possíveis diligências a cumprir -, mas o Tribunal de Ética da OAB-Ceará vai concluir, neste mês, julgamentos relacionados a advogados envolvidos na operação Expresso 150, da Polícia Federal. A investigação, que veio à tona em junho de 2015, descortinou a venda de liminares durante os plantões de desembargadores no Tribunal de Justiça do Ceará. Nesta semana, o Tribunal de Ética da Ordem, segundo seu presidente, José Damasceno, julgou dois advogados. Um teve como pena a exclusão dos quadros da OAB-CE. O outro foi punido com a suspensão por um ano. Os nomes não foram divulgados, conforme Damasceno, porque os processos são sigilosos. As sanções são passíveis de recurso. A Expresso 150 já cumpriu três fases e pelo menos cinco magistrados da Corte superior do Estado foram investigados. Há desembargadores já punidos com a pena administrativa máxima, que é a aposentadoria compulsória, e outros ainda respondendo a processos internos e a ações penas simultaneamente - estas, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Que o martelo a ser batido contra os outros possíveis advogados e os senhores de toga não seja o da impunidade.

 

TOUR DAS CHAMINÉS

 

Na delegação com Camilo Santana na Europa, em ritmo de rodada de negócios, está também o presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart. Além de Élcio Batista, chefe de gabinete, e César Ribeiro, titular da pasta do Desenvolvimento Econômico.

 

ANDAR DE CIMA

 

A construção civil cearense vai fechar o ano com estoque da ordem de 8 mil empreendimentos. Mas, segundo o vice-presidente do Sinduscon, José Carlos Gama, há esperanças de que, na Era Bolsonaro, o setor, que gera muitos empregos diretos, seja lembrado.

 

ESSES MOÇOS...

 

Nada de só Sergio Moro, futuro ministro da Justiça, defender redução da maioridade penal para adolescente de 16 anos que pratique crime hediondo. O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, e seus colegas do Conselho Nacional do Ministério Público, apoiam a ideia.

 

PAUTA DOS PETS

 

Fazendo trabalho de formiguinha na Câmara Municipal a ex-vereadora Toinha Rocha, da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura. Quer emendas no Orçamento 2019 para a área dos pets. Entre planos, expansão do Vetmóvel.

 

PAÍS DESIGUAL

 

Nota técnica de consultoria do Congresso informava ontem: os cerca de R$ 6 bi resultantes do aumento para os ministros do STF ainda são maiores do que valores do Minha Casa Minha Vida e Luz Para Todos, previstos para 2019. Estes programas terão R$ 5,3 bi.

 

MUITA REZA

 

Quem teve acesso a Bolsonaro, em clima de visita ao Congresso, terça-feira, foi o deputado estadual reeleito Walter Cavalcante (MDB). Além de convidar o presidente eleito para o Evangelizar é Preciso Fortaleza 2019, deu-lhe de presente um terço das Santas Chagas.

 

17,47

bilhões. Eis o lucro dos quatro maiores bancos do País - Itaú, Bradesco, Santander e BB no terceiro trimestre deste ano. Sem falar na tarifas exorbitantes.

 

AUDITORIAS

 

Candidato a presidente da OAB-Ceará, Luiz Antonio Lima incluiu, entre suas propostas, auditoria externa nas contas da OAB e da Caixa de Assistência dos Advogados. Sem recursos, centra sua campanha via redes sociais.

 

MÉDIA

 

Tomava café, ontem, no Hotel Saint Paul, em Brasília, o juiz Sergio Moro. Segundo Simplício Alves, diretor do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, ali em missão, ele falou com todos. Mas sem direito a fotos. "Segurança a rodo!", disse.

 

Nelson é Nelson 

[FOTO1] 

Há um político que Camilo Santana (PT) vai escutar quando da formatação do futuro secretariado: Nelson Martins, o chefe da Casa Civil, que permanecerá no estafe não só pelo bom diálogo que trava com o Legislativo, mas por ser da total confiança do governador.

 

SOBE

 

Procon, que está com equipes em campo fiscalizando qualquer tipo de abuso no item material escolar. Já não era sem tempo. 

 

Desce

 

Eunício Oliveira presidente do Senado, que pautou o aumento de 16% do STF, aprovado quinta-feira. Eis o abacaxi pesado para o futuro governo Bolsonaro - e para o brasileiro.

 

HORIZONTAIS_

 

Na sessão solene do Congresso, de terça-feira, pelos 30 anos da Carta Magna, dois cearenses estavam entre convidados especiais: Mauro Benevides, que foi vice da Assembleia Nacional Constituinte, e o ex-deputado federal constituinte Ubiratan Aguiar. /// A CDL esclarece: o show de Gilberto Gil, no Cineteatro São Luiz, é da responsabilidade da Secult e não do Ceará Natal de Luz. Tudo bem, mas foi divulgado como integrado à programação. /// A Rede Master de Ensino dá exemplo de transparência e divulga o percentual que adotará para reajustar suas mensalidades: 9%. /// Só lembrando: "Sem o Ministério do Trabalho e Emprego, quem vai fiscalizar o trabalho escravo?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?