Logo O POVO+
Dragagem do porto do Mucuripe de vento em popa
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Dragagem do porto do Mucuripe de vento em popa

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Finalmente, está prontinha a obra de dragagem do Porto do Mucuripe, aquela que foi prometida para a Copa de 2014, no Brasil. Bem, depois de muitas idas e vindas da burocracia financeira e do processo licitatório, será entregue na primeira quinzena de dezembro, tendo 12 metros de profundidade e dando condições para navios com 11 metros de calado atracarem sem qualquer problema. Hoje um navio desse porte só poderia atracar no berço comercial, no que agora abre-se a perspectiva para que passageiros dos muitos cruzeiros principalmente, desembarquem no novo cais sem maiores atropelos e caminhem só 50 metros até o terminal. O investimento foi de R$ 37 milhões. O Comando da Marinha liberou a homologação e, para marcar o início de operações da área, atracará ali um navio da própria Marinha, com direito a solenidade com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Valter Casimiro Silveira, informa o presidente da Companhia Docas do Ceará, César Pinheiro. Agora é esperar que o belo Terminal de Passageiros, que só serve para eventos, festas e casamentos, ganhe sua serventia de origem em todos os sentidos.

 

CONCURSO

 

A Controladoria Geral do Estado terá concurso público. Ainda neste ano, sai o edital com 25 vagas para o órgão, mas com provas só no começo de 2019. Atualmente são 60 auditores cuidando da fiscalização de gastos nos órgãos estaduais. Pouco, muito pouco.

 

DECOLANDO

 

Renata Branco, diretora da Air France/KLM no Brasil, falará sobre o hub aéreo de Fortaleza na Feira Internacional de Logística (Expolog). Na quarta-feira, às 14 horas, no Centro de Eventos. A Expolog vai até quinta-feira com rodada de negócios.

 

DESCOLANDO

 

Ainda na Expolog, dois conferencistas que atrairão foco: João Borges, comentarista da GloboNews, e o presidente da Transnordestina, Jorge Luiz de Mello, que deve dizer por que a Ferrovia Transnordestina, que já comeu tanta verba, não entra nos trilhos.

 

MEMÓRIAS DE CHE

 

O documentário cearense "Che, memórias de um ano secreto", dirigido pela cineasta Margarita Hernandez, foi selecionado para o XL Festival Internacional do Cinema Latino-Americano de Havana, que ocorrerá de 6 a 16 de dezembro próximo.

 

12,5

mil empregados já deixaram a Caixa, desde 2016, por meio do Plano de Desligamento de Empregado (PDE). Hoje começa nova etapa de adesão, que vai até 30 de novembro.

 

OLHO NA BRIGA

 

A nova cúpula da Confederação Nacional do Comércio toma posse quarta-feira, em Brasília. Nela, Luiz Gastão, ex-titular da Fecomércio, que assumirá a vice administrativa da CNC. Nos bastidores, ele acompanha no STF ação contra aumento de alvarás da Prefeitura.

 

CANTARES

 

Entre os candidatos que disputarão o I Festival de Música da Prefeitura de Fortaleza, há grupos não só daqui, mas do RS, MT, PA e de PE. Segundo o arranjador do evento, o multi-instrumentista Tarcísio Sardinha, com peças de altíssima qualidade.

 

CANTARES 2

 

O I Festival de Música da Prefeitura terá eliminatórias sexta-feira, 30, e 1º de dezembro, no Teatro São José. Já a finalíssima, dia 8 de dezembro, ocorrerá também no Teatro São José. O prêmio é de R$ 30 mil, com direito a apresentação no Réveillon 2019.

 

ÁGUA, ÁGUA...

 

Tudo pronto para o XIV Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental. O evento, promoção do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil, ocorrerá, nesta quinta e sexta-feira, na Fiec, é prioritário discutir cenário onde, no Ceará, reservas batem nos 11,5%. Apenas.

 

SE MEU FUSCA...

[FOTO1]

Alguns leitores indagam: a deputada federal reeleita Luizianne Lins (PT) ainda pilota, em giros por Fortaleza, aquele Fusca vermelho que usou na campanha pela Prefeitura, em 2016. Ou bateu motor?

 

SOBE

 

Clima de férias, que já começa a bater à porta de muitas escolas e faculdades. A propósito, o trânsito agradece, sem dúvida.

 

Desce

 

Temperatura elevada em Fortaleza, o que incomoda principalmente as crianças. No plantão, pediatras e dermatologistas.

 

HORIZONTAIS_

 

Será hoje, às 19 horas, na CDL Fortaleza, a entrega do Troféu Empreender 2018. Com destaque para três categorias: microempreendedor individual, microempresa e pequena empresa. /// Começou a obra de construção do Mirante de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales. Será mais um reduto católico apostando no chamado turismo religioso. /// Será amanhã, às 19 horas, no Coco Bambu Por Toca, o ato de entrega do Prêmio Condomínios, da associação de condomínios do Estado. Entre agraciados, Pio Rodrigues, Igor Queiroz e Luciano Cavalcante. /// Só lembrando: "E aí, nobre advogado, já sabe em quem não vai votar para presidente da OAB do Ceará?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?