Logo O POVO+
DNOCS sob nova ameaça de extinção
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

DNOCS sob nova ameaça de extinção

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Com a decisão do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de incluir as pastas do Turismo e Cidades dentro da Integração Nacional, criou-se um clima de nervos à flor da pele entre servidores desses órgãos e suas vinculadas. No Nordeste, por exemplo, já se tem como certa a privatização da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), futura gestora da transposição das águas do rio São Francisco. Fala-se também que o velho Dnocs pode não escapar desse estigma que o acompanha há vários governos. O diretor-geral do órgão, Ângelo Guerra, não fala no assunto, mas reconhece que, nos últimos anos, o Dnocs tem sofrido certo esvaziamento não só financeiro, mas, principalmente, de pessoal. "Dos 1.340 servidores que temos hoje, 70% já podem se aposentar", diz, preocupado com o destino do Dnocs. Sobre esse novo Ministério da Integração que Bolsonaro promete, até Ciro Gomes, que já foi ministro dessa pasta, questiona. A Integração responde por perímetro irrigado, desenvolvimento regional, fundos constitucionais e Sudene. "É misturar alhos com bugalhos", diz ele.

 

UECE 2019

 

A Uece oferecerá, a partir de 2019, dois cursos novos: História, em sua faculdade em Crateús, no primeiro semestre; e Terapia Ocupacional, no Centro de Ciências da Saúde, no Campus do Itaperi, no segundo semestre. Anuncia o reitor Jackson Sampaio.

 

UECE 2019.1

 

O reitor Jackson Sampaio adianta estar na expectativa de que o novo Governo Camilo lance, no começo do ano, edital de concurso público para preenchimento de 150 vagas de professor e para servidores, com número de vagas ainda em acerto.

 

CUSTEIO

 

Tramita, na Câmara Municipal, mensagem do prefeito Roberto Cláudio alterando o custeio do IPM na parte sobre gastos previdenciários. Há, inclusive, uma reunião programada entre o Instituto e o Sindifort para tratar do caso. Não, ainda não é reforma previdenciária.

 

MENTOR POLÍTICO

 

Embora não assuma qualquer cargo na futura equipe do governador Camilo Santana (PT), o que não fez na atual gestão, Eudoro Santana continuará mantendo uma posição importante: consultor político.

 

ALÉM DO APITO

 

O Museu de Arte da UFC recebe a exposição "Nas Aldeias: o cotidiano sob o olhar da juventude indígena no Ceará". De quarta a 10 de dezembro, com 90 cliques feitos por jovens das etnias Tapeba, Tremembé, Jenipapo Kanindé, Tabajara, Kanindé e Pitaguary.

 

85% dos brasileiros dizem que vão pesquisar muito antes de comprar o presente de Natal. Aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil. A maioria diz que quer gastar até R$ 116,00 por presente.

 

VOZ DO CAMPO

 

Embora diga para suas bases que prefere exercer seu novo mandato de deputado estadual, Moisés Braz (PT) pode ser aproveitado por Camilo Santana na futura equipe. Como elo com movimentos sociais e MST.

 

CENTRO DESUMANO

 

A Prefeitura implementa reformas no Centro, que ganha corredores reformados como as ruas Guilherme Rocha e Liberto Barroso, mas ainda não resolveu o caso dos moradores de rua que fizerem das praças José de Alencar e do Ferreira seu dormitório a céu aberto.

 

NA BIQUEIRA

 

O deputado federal Danilo Forte (PSDB), que não conseguiu reeleição, está com trânsito livre na turma do PSL de Jair Bolsonaro em Brasília. Há quem diga que ele não ficará na saudade política.

 

FERMENTO 2020 

[FOTO1]

A entrevista de Geraldo Luciano à Rádio O POVO/CBN, no projeto Grandes Nomes 2019, está rendendo. Geraldo, que está dando adeus ao cargo de vice do Grupo M. Dias Branco, foi incluído entre prefeituráveis pelo Novo. Com Célio Fernando, economista, como seu guru.

 

SOBE

 

Polícia Federal, que, mais do que nunca, vem trabalhando no combate à corrupção. O lamentável é que sempre os envolvidos saem do cenário político.

 

Desce

 

Rampas de lixo que voltaram, mais do que nunca, em vários pontos da cidade. Em algumas avenidas, canteiros viraram depósito. Eita, povo sujo!

 

HORIZONTAIS_

 

Fortaleza será sede do XIII Congresso Brasileiro de Acupuntura. De 15 a 18 deste mês, no Ponta Mar Hotel, celebrando ainda os 60 anos de fundação da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). /// Por que a Prefeitura manda pintar a sinalização horizontal em ruas que mereciam ganhar nova pavimentação? Indagam leitores desta coluna. /// O prefeito Roberto Cláudio inaugura hoje, às 18 horas, mais um Ecoponto, agora no bairro Mondubim. O novo equipamento é o 51º entregue pela gestão. /// Só lembrando: "E aí, já está sonhando com a primeira parcela do 13º salário?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?