Logo O POVO+
Ciro promete dar trégua a Bolsonaro
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ciro promete dar trégua a Bolsonaro

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado na disputa presidencial, resolveu dar uma trégua ao futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL). A este colunista, ele disse que fará uma "oposição vigilante" e bem diferente daquela que adora "ver o circo pegar fogo", numa alusão ao PT, com quem reitera não querer conversa sobre arco oposicionista a partir de 2019. "Desejo muito que ele (Bolsonaro) acerte a mão, que ele possa fazer o melhor possível, porque o povo brasileiro está muito sofrido e, de nossa parte, vamos dar um tempo e cobrar na sequência". Ciro fez questão de afirmar que quer uma oposição baseada em ideias e não no "caudilhismo corrupto e corruptor". Sobre fusão de ministérios, tem restrições. Considera "uma lenda" que, inclusive, foi buscada no governo de Temer. "É preciso diminuir as estruturas por onde se esvai o dinheiro público", observou. Ele considera a criação de um superministério da Economia um risco, pois entrega o poder de planejar e controlar o orçamento na mão de uma pessoa só, no caso o economista Paulo Guedes, que não tem nenhuma vivência no setor público. "Tomara que dê certo. Mas a probabilidade é pequena." Ciro vai gravar hoje, em São Paulo, entrevista para o programa do jornalista Roberto D'Ávila, da GloboNews.

 

A LA JAIR

 

Ciro Gomes seguiu ontem no mesmo voo que levou o deputado federal eleito Heitor Freire, presidente do PSL, para reunião, no DF, com a equipe de transição de Bolsonaro. Em seu Facebook, Heitor, que Ciro não conhece pessoalmente, ironizou: "Chupa, Cirão das Massas!"

 

BOCA ABERTA

 

Prosseguem, até domingo próximo, as inscrições da seleção para Residência Odontológica do IJF-Centro - área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Por meio do Canal de Concursos e Seleções do Imparh. A bolsa é de R$ 3.330,43.

 

INCENTIVO S/A

 

Chamou a atenção um fato: o Outlet Fashion Fortaleza, que opera em Caucaia, encerrou operações e acabou vendido para o grupo paulista General Shopping. O curioso é que obteve incentivos fiscais do então governo Cid Gomes, mas, mesmo assim, cedeu à crise.

 

DESLIZES

 

Na programação do Natal de Luz, o cantor Fagner vai cantar de graça na abertura, na Praça do Ferreira, às 18 horas do dia 23 próximo. Enquanto isso, Gilberto Gil fará show no Cineteatro São Luiz. Com cobrança de ingresso.

 

CBN CARIRI

 

A CBN Cariri vai entrar no ar no próximo dia 20, com programação jornalística nacional, mas, também, com muito espaço para informações gerais do Estado e dessa região. A concorrência já de orelha em pé.

 

AOS MESTRES...

 

O secretário estadual da Cultura, Fabiano Piúba, lançará amanhã, às 10 horas, no Cineteatro São Luiz, o XII Encontro Mestres do Mundo, que ocorrerá de 21 a 24 deste mês, em Aquiraz. Com coletiva e shows de Calé Alencar e da 

mestra Mãe Zimá.

 

CEARÁ KITE PRO

 

A Praia do Preá, em Jericoacoara (Litoral Oeste), receberá etapa do Circuito Mundial GKA Kite-Surf Tour 2018. O certame, como etapa brasileira na categoria Strapless, ocorrerá nos dias 20 e 24 deste mês. Haja turista e gringos nesse pedaço.

 

HORA DO POBRE

 

Até 1º de dezembro prossegue o Feirão Limpa Nome Serasa. O cliente deve se cadastrar no site www.serasaconsumidor.com.br/feirão para obter desconto de até 90% da dívida. A ordem é aliviar o Natal dos que estão tentando sair dessa pindaíba.

 

SONHO DE NATAL

 

O IFCE trabalha, junto à bancada federal cearense, para manter em 2019 o mesmo orçamento deste ano: R$ 600 milhões. Com esse dinheiro, segundo o reitor Virgílio Araripe, vai dar até para convocar, em janeiro, mais 300 concursados.

 

Cardápio técnico 

[FOTO1] 

Firmo de Castro, economista e ex-deputado federal que foi autor do projeto de criação dos fundos constitucionais (FNE), é o nome que o empresariado levará para almoço, amanhã, às 12 horas, no Ideal Clube, com a cúpula do PSL do Estado.

 

SOBE

 

Hemoce, que promove campanha para aumentar seus estoques de sangue. De olho nas férias e festas de fim de ano.  

 

Desce

 

SBT, que botou no ar o "Ame-o ou deixe-o", que era slogan do período do regime militar. Voltou atrás, mas queimou a tela.

 

 

HORIZONTAIS_

 

O FestFilmes 2018, o Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, chega hoje, a partir das 18 horas, na Unilab, em Redenção. No sábado, a mostra desembarcará no IFCE de Baturité. /
//  O economista Raimundo Padilha falará hoje, às 12 horas, no Rotary Clube Fortaleza Planalto. Sobre "Cenários futuros do País. /// O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, foi agraciado ontem, em Brasília, com a Ordem do Mérito Ministério Público Militar. /// O médico e poeta Jesus Irajacy Costa lança hoje, às 19 horas, no Cremec, os livros O dorso do sol e Vestígios. /// Só lembrando: "Com o recurso de Lula indo para a segunda turma do STF, será que ele vai passar o Natal em casa?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?