Logo O POVO+
Qual o futuro do PSDB no Ceará?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Qual o futuro do PSDB no Ceará?

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O PSDB do senador Tasso Jereissati no Ceará murchou com as derrotas do deputado estadual Carlos Matos e do deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Os dois eram os poucos moicanos que sobreviveram ao canto da sereia oficial no pleito passado. Pagaram o preço da falta de estrutura em todos os sentidos de uma legenda que, tempos atrás, foi poderosa, porém personalista. A legenda girava em torno de Tasso, e os sucessores não vieram com o tempo. Da eleição recente, não dá para creditar ao PSDB a vitória de Roberto Pessoa, vice de Maracanaú, para deputado federal, pois é liderança reconhecida e trilhou seu próprio caminho. Ele ainda puxou a reeleição da filha, deputada estadual neotucana Fernanda Pessoa. E Nelinho? Foi eleito para a Assembleia com respaldo de ser filho de Raimundinho da Funerária, ex-prefeito de Russas e dono de planos funerários em todo o Estado. Os pajés tucanos vão tentar o ritual da cura e da purificação. Agora já falam em nova reestruturação, como nos revelou ontem Raimundo Gomes. Numa outra ponta, o também neotucano Danilo Forte, deputado federal que já foi MDB, PSB e migrou para o PSDB neste 2018, não foi reeleito e, pegando a onda, já se diz um apoiador de Jair Bolsonaro. Assim está o ninho dos tucanos.

 

ADEUS, CADEADOS

 

Ainda em agosto último, a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França, dava sinais de que não pretendia continuar numa nova gestão do governador Camilo Santana (PT). Havia pressão familiar naquela época. O que continua.

 

DURA LEX...

 

Um grupo de advogados decidiu organizar uma "frente de juristas em defesa da democracia" em todos os Estados. A ideia é reunir nomes de peso do segmento para falar contra Bolsonaro. A Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia no Ceará vai puxar o mote.

 

... SED LEX

 

Juristas cearenses como Valmir Pontes Filho engrossam o bloco de apoio ao candidato do PSL a presidente da República no Ceará. Para ele, a vitória de Jair Bolsonaro é "uma grande chance para ruptura do status quo".

 

RISCO & PRISCO

 

O Capitão Wagner (Pros) diz estar pronto para disputar novamente a Prefeitura de Fortaleza. Falou no programa O POVO no Rádio, do âncora Luiz Viana, na Rádio O POVO/CBN. E foi mais além: quer o senador eleito Cid Gomes (PDT) nesse ringue.

 

SEM PENA

 

O vereador Carlos Mesquita (Pros) abriu champanha domingo último. Comemorou a derrota do senador Eunício Oliveira que o expulsou do partido alegando infidelidade. E Eunício, do MDB, fez acordo "informal" com Camilo Santana (PT).

 

HADDAD DE NÓS

 

Todos os cargos de confiança, no BNB, incluindo a presidência, têm o peso político do senador Eunício Oliveira e da deputada federal Gorete Pereira, que não foram reeleitos. Aliás, desde criancinha, ambos torcem por Fernando Haddad (PT).

 

AO MESTRE...

 

O Dia do Professor será comemorado pela Adufc terça-feira, às 19 horas, com palestra do secretário Artur Bruno (Meio Ambiente), também docente. Ele falará sobre "Vida e obra de Paulo Freire". Quando deputado estadual, Bruno concedeu titulo de cidadania a Freire.

 

ICEBERG

 

Toda "cola" distribuída por Alanderson Mangueira, candidato a deputado federal pelo PDT, não incluiu o número do segundo senador, no caso Eunício Oliveira. Alanderson, que obteve 17. 955 votos, não foi eleito. É filho do vereador Didi Mangueira, da base do prefeito RC.

 

CRIANÇA

 

Hoje e amanhã, o Shopping Benfica receberá 30 entidades que cuidam de crianças carentes e distribuirá dois mil brinquedos, com direito a cinema, parquinho e lanche aos pequenos.

 

DOMINGO NO PARQUE

[FOTO1] 

No terceiro domingo deste mês, a Unimed Ceará promoverá um festival da criança na Praça das Flores (Hospital Militar), no bairro Aldeota. Segundo o seu presidente, Darival Bringel, um dia todo de brincadeira, encerrando com show de três crianças sanfoneiras.

 

SOBE

 

Clóvis Rolim Neto, diretor comercial da Casa Pio, é o "Lojista do Ano". Ele receberá, da CDL Fortaleza, o Troféu Iracema no dia 13 de dezembro, no
La Maison.

 

Desce

 

Religiosos, como padres e pastores, que estão usando o púlpito para campanha eleitoral. Pelo visto, o pensamento laico fica fora do templo, mas Deus está vendo.

 

HORIZONTAIS_

 

O MPCE divulga hoje, ás 15 horas, na Assembleia Legislativa, o Diagnóstico do Trabalho Infantil no Ceará. Com base em pesquisa feita em 59 municípios de todas as regiões do Estado. /// Um grupo de empresários do setor de transporte de passageiros do Ceará conhece em Resende (RJ), na fábrica Volkswagen, novidades em matéria de ônibus. Aliás, o setor reclama de 10% de retração de passageiros. /// Toinha Rocha, ex-vereadora e titular da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, receberá a Medalha Boticário Ferreira. Às 19 horas, na Câmara Municipal. /// Só lembrando: "Chega de saudade. A propaganda gratuita no rádio e na TV recomeça nesta sexta-feira."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?