Logo O POVO+
Qual o futuro do MDB de Eunício Oliveira?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Qual o futuro do MDB de Eunício Oliveira?

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O MDB do Ceará saiu das eleições recentes combalido. A sua principal liderança, o senador Eunício Oliveira, não obteve a reeleição. Paralelo a isso, o partido, que nos últimos dois anos encolheu - perdendo parlamentares estaduais para o PDT, e federais, como Aníbal Gomes e Danilo Forte, para o DEM e o PSDB, respectivamente -, entrará 2019 com apenas um deputado federal. Já na Assembleia Legislativa ocupará quatro cadeiras que, de um passado recente de oposição, seus ocupantes se manterão de malas e bagagens juntinhos ao Abolição. Desses quatro, dois ligados a Eunício Oliveira - Danniel Oliveira, seu sobrinho, e Leonardo Araújo; e Agenor Neto e Walter Cavalcante, ambos com luz própria. Walter até foi para o PP e retornou para o MDB. Bem, a derrota do último domingo do presidente do Congresso Nacional deve provocar uma situação não vivida pelo partido nas últimas décadas: o comando fica sem comando. Ao perder a eleição, Eunício terá que refazer seus planos e, com isso, toda sua base poderá até ficar órfã de padrinho para ocupar cargos importantes, como o atual BNB, Companhia Docas e a direção da Funasa, isso sem contar cargos em agências e superintendências. O MDB do Ceará não será mais o mesmo depois de fevereiro de 2019. Eunício já anunciou que voltará a tocar seus negócios. Difícil também é saber como o emedebismo cearense, acostumado a ocupar cargos, vai ficar. A esperança, pelo visto, é que no rateio dos cargos da nova gestão Camilo, a sigla possa morder uma fatia.

 

PARÇAS DO FUTURO

 

O senador Tasso Jereissati (PSDB) e o senador eleito Eduardo Girão (Pros) trocaram telefonemas e acertaram encontro para definir uma agenda de trabalho conjunta, a partir de fevereiro. Em nome do Ceará. Mas de olho, claro, na próxima eleição.

 

CAMPO FÉRTIL

 

O governador Camilo Santana assinou decreto reduzindo de 18 para 5 por cento o ICMS das cooperativas da agricultura familiar. O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, no Ceará, João Nicédio, comemora, pois deve gerar mais empregos no campo.

 

NOSSO IRMÃO

 

A União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), no Ceará, se engajará a um ato nacional contra o abate de jumentos, o que vem ocorrendo no Nordeste, segundo Geusa Leitão, da entidade. Será neste domingo, a partir das 15 horas, na Praça dos Estressados (Beira Mar).

 

AMIGO DOS URSOS

 

Como vai a campanha que quer transferir o casal de urso - Kátia e Dimas, do Zoológico de Canindé para São Paulo, onde o zoológico de lá já recebeu a ursa Marsha, de Tersina (PI)? Nada de maus tratos. Questão de temperatura mesmo.

 

VOTO EM TRÂNSITO?

 

Ciro Gomes encontra-se na Europa, com sua Giselle. A assessoria dele diz que descansa da campanha e dá tempo para cuidar da saúde. A turma do Haddad, nestes tempos de segundo turno, espera que ele volte para votar. Pelo menos.

 

TESTE PETISTA

 

Camilo Santana (PT) reunirá segunda-feira, às 19 horas, no Marina Park, prefeitos, deputados, vereadores e lideranças não só para agradecer a reeleição com votação quase nos 80%. Fará apelo pró-campanha de Haddad (PT) que, por aqui, perdeu para Ciro.

 

OUTUBRO ROSA

 

O Shopping RioMar Kennedy, através do NS Salão, distribuirá, segunda-feira, 60 senhas para corte de cabelo gratuito. Hora de recolher cabelos - tamanho mínimo de 10 cm, para confecção de perucas que serão doadas para mulheres em tratamento do câncer do mama.

 

OURO BRANCO

 

O algodão pode voltar a integrar a pauta econômica do Ceará. É o que espera Marcos Montenegro, presidente do Sindicato da Indústria do Algodão. Um projeto-piloto em Iguatu (Centro Sul) colheu safra de 1,8 milhão de quilos do produto neste ano.

 

CONCURSO

Termina segunda-feira o prazo de inscrição para o concurso público do BNB. No site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe (www.cespe.unb.br/concursos/banco_do_nordeste_18.)

 

INFORMAL

[FOTO1] 

Luizianne Lins (173.765) e José Guimarães (173.034), ambos do PT, surpreenderam na votação, ocupando a terceira e quarta colocação no ranking para a Câmara. Mas isso nada tem a ver com o fato de Eunício Oliveira ter retirado a candidatura do filho, Rodrigo, desse páreo.

 

SOBE

 

Dia da Criança, porque nunca devemos perder o amor pelas pequeninas coisas. Nem o jeito infantil que temos dentro de cada um de nós. 

 

Desce 

 

Morte de Argeu dos Santos grande zagueiro que marcou época no Fortaleza e Ceará. Dos tempos do futebol arte, acima da grana.

 

HORIZONTAIS_ 

 

O Bazar Evangelizar é Preciso Fortaleza, com apoio da Associação Evangelizar é Preciso, entrega hoje, às 15 horas, brinquedos para 1.100 crianças indígenas de Redenção e Acarape. Com brincadeiras, lanche, missa e coroação de Nossa Senhora Aparecida. /// O Polo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio vira palco hoje de manhã de festa para a criançada. À frente, a Associação de Moradores do Bairro Ellery, com apoio do Sesc. /// Ferrovia Eyewer inaugura, mês que vem, filial no Carrefour (Maraponga). /// O advogado Leandro Vasques reforçando o Núcleo Jurídico do PSL do candidato Jair Bolsonaro, nesta campanha de segundo turno no Ceará. /// Só lembrando: "Essa campanha eleitoral não é nada brincadeira de criança..."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?