Logo O POVO+
Por um Brasil sem ódio e fora do whatsapp
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Por um Brasil sem ódio e fora do whatsapp

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O Brasil não pode esperar. Não adianta mais chorar o leite derramado. Pelo tamanho da crise e do saldo político a ser deixado pelo governo Temer, o novo locatário do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PSL), terá que começar a arregaçar mangas, em clima de transição, e assumir, fundamentalmente, a postura da conciliação. Do contrário, o País não sairá do canto e continuará atolado em suas contradições. O Pacto Federativo na prática deve ser a cartilha de um novo que se aguarda, a partir de 2019. E o novo governo também precisa entender que divergências recentes não caberão mais dentro do Planalto e seria bom deixá-las mesmo no campo do Congresso, a arena apropriada para uma repactuação, quem sabe. O novo locatário também deve estar convicto de que acaba aquele jogo maniqueísta entre o bem e o mal e planejar uma gestão muito, muito além do que ditou, até agora, o mundo virtual das redes sociais, como o WhatsApp. Agora é cair na realidade e, até janeiro, tentar recompor o País. Para ter direito a uma oposição sem ódio. Pelo menos.

 

OUTRA ELEIÇÃO

 

O candidato à presidência da OAB/Ceará, Edson Santana, vai registrar hoje sua chapa. Ele tem, entre várias propostas, a luta pelo respeito às prerrogativas dos advogados e maior celeridade nos atos Poder Judiciário.

 

OUTRA ELEIÇÃO 2

 

Erinaldo Dantas, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, candidato da situação a presidente da OAB/CE, registra também sua chapa hoje. Entre nomes, Hélio Leitão para membro do Conselho Federal da Ordem.

 

HADDAD 2020

 

Bem antes da abertura das urnas de domingo, havia gente da campanha de Haddad apregoando: se fosse derrotado, ele deveria começar a pensar na Prefeitura de São Paulo. O PT não pode perder esse terreno, se quiser continuar forte no mapa administrativo do País.

 

RECADO

 

Dentro do PSL de Bolsonaro, há uma orientação bem definida: o partido, nas eleições de 2020, principalmente nas Capitais, disputará com nomes próprios. Ou seja, quem sonhar com a peleja, pode começar a pensar em mudar de sigla futuramente.

 

12,7

milhões de pessoas continuam na fila do desemprego no Brasil, segundo dados do IBGE. Eis o maior desafio para o novo Governo.

 

BOLO DO JOÃO

 

Com um bolo de 19 metros de comprimento, o Shopping Benfica vai comemorar amanhã, às 19 horas, seus 19 anos de mercado. O sabor do bolo foi, inclusive, mote para um reality show que envolveu vários chefs do Estado. À frente da festa, o controlador João Soares.

 

SACODE A POEIRA...

 

Nada de curtir ressaca eleitoral. Camilo Santana já convocou reunião do secretariado para amanhã, no Pavilhão da Residência Oficial. Hora de definir entrega de novas obras e começar a planejar 2018 com quem deve ficar na equipe.

 

SORTE EM JOGO

 

Passado o pleito, o Congresso deve retomar, com maior ritmo, seus trabalhos. Bolsonaro, com aval de Temer, vai mandar o pacote da área da segurança. No bolo, nada de liberação de jogos de azar, alvo de campanhas, por exemplo, do agora senador eleito Eduardo Girão.

 

LIBERALISMO TUPINIQUIM

 

O que se fala na área econômica de Bolsonaro sobre os bancos estatais, a Caixa, BB e BNDES? Nadica de nada. Mas, sobre os Correios, paira a nuvem carregada da tempestade privatizante.

 

TELA NOSSA 

[FOTO1] 

O cineasta Halder Gomes ganhará homenagem amanhã, às 19 horas, no ato de abertura do III FestFilmes, o festival do audiovisual afro-brasileiro. Às 19 horas, no auditório do Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. Também com exibição do filme Cine Holliúdy.

 

SOBE

 

CrediAmigo, do BNB, que vai fechar o ano como o terceiro maior programa de microcrédito do mundo, informa o diretor Alex Araújo.

 

Desce

 

Ideia de fusão do Ministério da Agricultura com a pasta do Meio Ambiente. Que o novo governo descarte mesmo tal retrocesso.

 

HORIZONTAIS_

 

Alô, SSPDS! Há uma quadrilha agindo no bairro Cidade 2000. São constantes os ataques à mão armada contra moradores que chegam ou saem de suas casas. Os veículos são levados à vontade. /// Será amanhã, às 20 horas, a festa dos destaques locais da Veja Comer e Beber. A partir das 20 horas, no La Maison. /// O consultor de empresas Ernesto Antunes oferece, de hoje até quinta-feira, no Sebrae, o curso "Gestão de Estoques para Micro e Pequenas Empresas". /// Só lembrando: "E aí, a história vai cobrar alguma coisa dos irmãos Ciro e Cid por conta da vitória de Bolsonaro?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?