Logo O POVO+
No Ceará, chega ao fim o processo mais antigo do país
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

No Ceará, chega ao fim o processo mais antigo do país

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Finalmente, o mais antigo processo em tramitação na Justiça do Trabalho do País está se resolvendo por um acordo entre as partes. É a briga dos professores da Uece, UVA e Urca pelo piso salarial, iniciada há 32 anos, ainda na Era Tasso Jereissati. Nesta semana, os professores realizaram uma assembleia geral. Foram 73% dos votantes a favor do acerto, que só se concretizou após longas conversas envolvendo as partes e a Procuradoria Geral do Estado. Ficou garantido o pagamento do piso - média de R$ 4.500,00 nos contracheques e o pagamento dos precatórios - o maior deles é de R$ 242 mil a um dos docentes. Os professores Célio Andrade e Pádua Valença tocaram a negociação, que durou três meses, entre idas e vindas de cinco propostas. Nessas três décadas, alguns dos beneficiários já morreram e outros estão beirando hoje os 90 anos, mas seus familiares terão o direito assegurado nos precatórios, bem como pensionistas. Até dezembro, valores acertados vão estar no contracheque dos docentes. Os precatórios começam a ser pagos no começo de 2019, garante a PGE, que evita assim uma bomba-relógio para o próximo governo de Camilo Santana (PT), já que tal pendência incorreria em conflito com o limite prudencial de gastos com pessoal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. O TRT-7º Região chancela.

 

COTAÇÃO

 

Há grupos da educação querendo Chico Lopes na presidência do Conselho Estadual de Educação do futuro governo de Camilo Santana (PT). Lopes não conseguiu reeleger-se deputado federal pelo PCdoB.

 

SAÍDA PELA DIREITA

 

Além de abrir voto pró-Bolsonaro, o presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Flávio Saboya, ainda arrebanhou o apoio de mais 14 dirigentes de sindicatos de produtores rurais para o candidato do PSL.

 

PÓS-ELEIÇÕES

 

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis promove segunda-feira, em sua sede, encontro sobre o tema "Economia Cearense Pós-Eleições". A partir das 8h30min, com o presidente do Corecon, Lauro Chaves Neto, e do Sinduscon, André Montenegro.

 

NOVA SESMARIA

 

Nos bastidores da festa pelos 109 anos do Dnocs, ontem, o que se comentava era: quem assumirá o controle do órgão, hoje nas mãos do senador Eunício Oliveira (MDB), que saiu derrotado das urnas?

 

OAB 2018

 

Roberta Vasques registrou sua chapa na disputa pela presidência da OAB do Ceará. Foi na última quarta-feira, sem fazer oba-oba. Apoiadores dela dizem que isso é com a atual gestão, que continua devendo a nova sede da entidade operando integralmente.

 

EDUCAÇÃO 4.0

 

800 pesquisadores estarão em Fortaleza para o VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, de 29/10 a 1/11, no Hotel Oásis Atlântico. Com a presença do pesquisador Paulo Blikstein, da Columbia University.

 

PACARRETE

 

A Casa dos Amigos de Russas foi parceira das filmagens do longa "Pacarrete", de Allan Deberton. Conta a história de uma personagem de rua da cidade de Russas.

 

SEM RESSACA

 

O Governo do Estado decretou ponto facultativo na segunda-feira, pelo Dia do Servidor Público. Mas a Prefeitura de Fortaleza e o Tribunal de Justiça não. Ou seja, nas repartições da Capital e nas unidades da Justiça, tudo normal.

 

TRANSPARÊNCIA

 

Boa medida tomada pela Agência Reguladora do Ceará (Arce). Passou a transmitir, ao vivo, em suas redes sociais, reuniões do seu Conselho Diretor. Para um órgão que cobra transparência, foi coerente.

 

73

anos completará Lula neste sábado. Na cadeia da PF de Curitiba (PR), mas torcendo por um presentão: a virada do Haddad.

 

PENSAR FAZ BEM

[FOTO1] 

Mário Sérgio Cortella, filósofo e comentarista da CBN, circulou por Fortaleza em compromisso da Fundação Dom Cabral. Avisou: "Lanço, no fim deste mês, em São Paulo, mais um livro". O título "Filosofia. E nós com isso?"

 

SOBE

 

TRE do Ceará, que cumpriu sua missão no primeiro turno sem maiores atropelos. Agora, é repetir igual desempenho.

 

Desce

 

Campanha presidencial de segundo turno, que chega ao fim sem que temas cruciais para o País tenham entrado em debate.

 

HORIZONTAIS_

 

Três crianças sanfoneiras são o destaque de programação que a Unimed Ceará promoverá, das 8 às 11h30min de hoje, na Praça das Flores. Pelo Dia da Criança. /// O presidente da Abih nacional, Manuel Cardoso Linhares, receberá o Troféu Habib Ary - Personalidade Turística 2018, da Abih do Ceará. Em dezembro próximo. /// O Cantinho do Frango comemora hoje seus 24 anos de atividades. Com show também em memória de Belchior, com vozes de Nayra Costa e Daniel Groove. /// A ONG Afago promove hoje, das 9 às 17 horas, no Parque do Cocó, o evento terapias Holísticas. Pede só doação de 2 kg de alimento não perecível.

///Só lembrando: "Esse time do Fortaleza, hein!?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?