Logo O POVO+
Mais mestrados e doutorados para a UFC
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Mais mestrados e doutorados para a UFC

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Nem tudo é cofre apertado na Universidade Federal do Ceará em matéria de investimentos. No plano da pós-graduação, a Instituição vai fechar o ano em alta, pois a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação de mais cinco cursos de mestrado e doutorado e um programa voltado para o Interior. A informação é do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes. A partir de 2019, a UFC oferecerá mestrado e doutorado em Biodiversidade, um mestrado em Ciências Cardiovasculares para a Faculdade de Medicina, um doutorado em Comunicação Social e um doutorado em Economia Rural para o Centro de Ciências Agárias que completou 100 anos. Também virá um programa de mestrado em Computação para o campus de Quixadá (Sertão Central). A previsão, segundo Antonio Gomes, é de que cada um desses cursos ofereça até 10 vagas.

 

INSPEÇÃO

 

Uma missão do Banco Mundial inspeciona, até o dia 18 próximo, o Projeto São José, tocado no Estado pela SDA. No roteiro, oito municípios. No dia 19, a instituição financeira fará uma Consulta Pública com beneficiários do projeto, em Fortaleza.

 

BIENVENUE

 

A Aliança Francesa de Fortaleza tem novo diretor. Assumiu Marc Ellul, francês que entra na vaga aberta com a saída de Magali Claux, agora atuando na Itália. Meta dele é aumentar em 20% as matrículas, com oferta do francês para negócios, turismo e até culinária.

 

ME POUPE!!

 

Na sua campanha em busca do quinto mandato, o deputado estadual Heitor Férrer (SD) usou como mote vídeos e notas batendo duro nas gestões de Cid Gomes, agora eleito pelo PDT para o Senado. O SD é da base de Camilo Santana e, pelo visto, Heitor entendeu isso.

 

SEM TINTIM

 

Tin Gomes (PDT), primeiro vice-presidente da Assembleia, não esconde. Tem o sonho de um dia presidir a Casa. Mas ele reconhece que a fila, nessa direção, já estaria bem congestionada.

 

6

pontos apenas precisa o time do Fortaleza para garantir vaga na Série A, do Brasileirão. Hoje o clube enfrenta o Oeste, em Barueri (SP).

 

"ESTOU REELEITO"

 

Mauro Filho, eleito deputado federal pelo PDT, reagiu assim, ao ser indagado pela coluna se cumprirá o mandato porque, como deputado estadual, sempre se licenciou para ocupar a Sefaz: "Estou eleito deputado federal!" Hummm... abrirá para algum suplente?

 

SEGURANÇA

 

O Pleno do Tribunal de Justiça aprovou a criação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (Nisi). O objetivo do organismo é garantir as condições necessárias ao exercício das atividades do Judiciário estadual, prevenindo possíveis riscos e ameaças.

 

EM ALTA

 

O Ministério da Cultura divulgou o resultado final do edital de Bibliotecas Digitais 2018. O município de Cedro ficou em 1º lugar na classificação geral. Dezenove bibliotecas públicas participantes do certame receberão R$ 100 mil cada para aplicar no projetos.

 

FORASTEIROS

 

Maranguape não tem mais representação política de origem, ou seja, da terrinha. Lucílvio Girão, George Valentim e Raimundo Gomes de Matos dançaram. O prefeito João Paulo Xerez apoiou Leônidas Cristino e Leonardo Araújo, que saíram vitoriosos.

 

BEIJIM, BEIJIM...

[FOTO1] 

Queiroz Filho (PDT), deputado estadual eleito com 103.943 votos - segundo colocado, não teria desbancado só Salmito Filho (PDT) também eleito para a Assembleia, no páreo prefeitural 2020. Setores do mercado imobiliário queriam Águeda Muniz, titular da Seuma.

 

SOBE

 

Iprede, que, mesmo em constante dificuldade financeira, continua tocando sua missão de combater a desnutrição infantil no Ceará.

 

Desce

 

Preço dos cinemas em Fortaleza, que não está pra brincadeira. Bem que o Procon e o Decon poderiam descobrir os porquês dessa tela salgada.

 

HORIZONTAIS_

 

"Recriação" é o nome da exposição que pode ser conferida no North Shopping (3º piso). São quadros e esculturas feitos por alunos da Escola Estadual Dom Helder Câmara (Jardim Guanabara) com material reciclado. Até 31 deste mês. /// O Sr. Barbeiro, que inovou no mercado ao adicionar aos serviços um ambiente de amigos, completou 4 anos. Novidade: mês que vem, inaugura espaço cultural. /// O prefeito Roberto Cláudio dá ordem de serviço segunda-feira para obras de ampliação do centro cirúrgico do Frotinha de Antônio Bezerra. /// Só lembrando: "E por falar em intolerâncias e campanha presidencial... que a família comece e termine sabendo onde vai..."

 

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?