Logo O POVO+
Empresariado comemora Bolsonaro e exalta moro
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Empresariado comemora Bolsonaro e exalta moro

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

A Confederação Nacional da Indústria vai realizar hoje, em Brasília, duas festas: uma é a posse de Robson Andrade, reeleito para mais quatro anos à frente da entidade; a outra, pela vitória de Jair Bolsonaro (PSL), pois a CNI nunca escondeu, por meio de seus membros, que torcia contra o PT mesmo com alguns exaltando ter sido a Era Lula, principalmente, boa para o mercado, mas vindo o estrago com a gestão Dilma. Há um outro personagem nessa história que ganhará elogios por ter feito a varredura moral apregoada por muitos dos seus integrantes: o juiz federal Sergio Moro, o magistrado à frente da Lava Jato, responsável por ter mandado o maior líder da oposição no País - Lula, para o xilindró da PF em Curitiba. Beto Studart, presidente da Fiec, uma das presenças certas nesses atos, destaca: "Passamos por uma catarse, uma verdadeira e histórica purificação. Humildemente rendamos nossa homenagem ao verdadeiro comandante e solitário iniciador dessa conquista: Sergio Moro. Nós fomos apenas coadjuvantes". Ele lembra que o PT tem gente ruim, mas também boa. Citou o governador do Ceará, Camilo Santana. "Mostrou como gerir de forma moderna e aberto para o mundo. Que sirva de exemplo", disse.

 

CENÁRIO 2019

 

Heitor Freire, presidente estadual do PSL, e Aldairton Júnior, secretário-geral da sigla, terão encontro amanhã, em Brasília, com a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro. Hora de avaliações sobre o mapa político do Ceará e perspectivas do partido no Estado.

 

#SEMMEACULPA

 

Para o ex-presidente do PT do Ceará, Joaquim Cartaxo, só faz mea-culpa quem quer pensar no passado. Ele diz que seu partido, agora na oposição, precisa olhar o futuro. Ou seja, a farpa de Cid Gomes não foi absorvida pelos petistas.

 

PELEJA

 

Bateu no Conselho Nacional de Justiça a luta de 14 oficiais de justiça aprovados em concurso público em 2014, mas, até hoje, não convocados pelo TJCE. Tem como relator Valdetário Monteiro, ex-presidente da OAB do Ceará.

 

SACO COM FUNDO

 

O INSS já recuperou R$ 17 bilhões com a série de perícias que vem realizando. A informação é do diretor da Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS, Samuel Abranques. Ele diz torcer por novo projeto de reforma da Previdência. "O de Temer é ruim!", afirma.

 

VAI ENGOLIR?

 

Com a vitória de Doria para o governo de São Paulo, à base do apoio pró-Bolsonaro, há quem espere debandada nesse ninho para breve. Por aqui, o senador Tasso Jereissati nunca engoliu essa postura de Doria. Mas, também, nunca foi tucano de pular de galho em galho.

 

SUPRAPARTIDÁRIO

 

O líder da bancada do PSD na Câmara, Domingos Neto, não só parabenizou, como assegurou que seu partido apoiará o futuro governo de Jair Bolsonaro. No Ceará, o partido integra a base aliada do governador Camilo Santana (PT).

 

SALUTE!

 

A coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Samantha Dotto Salve, estará em Fortaleza no dia 8 de novembro. Vem debater responsabilidade do setor de saúde no desenvolvimento humano, dentro do II Fórum ISGH, no Marina Park.

 

HERANÇA

 

O Tribunal de Contas da União contabiliza 14.403 obras inacabadas ou paralisadas. De um total de 39.894 contratos de obras federais espalhados por todo o País. Eis uma das heranças malditas para o novo Governo.

 

ACORDES DO AMANHÃ

 

Seis cidades cearenses recebem, entre os dias 9 e 17 próximos, o II Festival Acordes do Amanhã. Em Fortaleza, serão cerca de 120 apresentações gratuitas, somando quase 690 artistas em 36 locais. É um projeto da Enel Brasil, apoiado pela Secult/Ceará.

 

CLÁSSICOS

[FOTO1] 

A Orquestra Sinfônica da Uece faz apresentação hoje, às 19h30min, no Theatro José de Alencar. Tendo Inez Martins como regente convidada e peças de Mozart, Bach, Bizet, Schubert e Fauré. Entrada franca, pois formar plateias é um dos objetivos.

 

SOBE

 

Discurso de Bolsonaro assegurando respeito à Constituição, o básico num regime democrático. Que se cumpra.

 

Desce

 

Agressão a jornalistas, o que ocorreu domingo último, em Fortaleza. Isso não é democracia. É violência mesmo.

 

HORIZONTAIS_

 

Gylmar Chaves, poeta e escritor, apresenta amanhã, às 20 horas - Dia Nacional da Poesia, no Cineteatro São Luiz, o espetáculo "Vamos falar de amor!". Narrativas históricas sobre sentimentos e gestos amorosos, ao som de trilha sonora de Fábio Amaral e Moacir Bedê. /// Hoje, ao meio-dia, no Ideal Clube, o grupo Mulheres Pensantes receberá Eliane Matos, personal organizer. Ela falará sobre o tema "Da sua vida aos móveis, tudo deve ser organizado". /// Termina hoje prazo para que Prefeituras e Câmaras Municipais enviem para o TCE a prestação de contas de setembro. /// Só lembrando: "E aí, Camilo, preparado para dialogar com Bolsonaro?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?