Logo O POVO+
Eleição da nova mesa anima bastidores da assembleia
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Eleição da nova mesa anima bastidores da assembleia

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O PDT terá, mais uma vez, o comando da Assembleia Legislativa. Não apenas por ter feito a maior bancada nestas eleições - são 14 parlamentares, mas por ser o avalista principal da reeleição do governador Camilo Santana (PT). Bem, com base nesse cenário, alguns pedetistas eleitos e reeleitos já começaram, nos bastidores, a busca para se cacifar e chegar ao topo da Casa. Além do atual presidente Zezinho Albuquerque, cobiçam o posto José Sarto, Salmito Filho e Sérgio Aguiar. Zezinho brigaria assim por um terceiro mandato consecutivo. José Sarto é tido na Casa como parlamentar que não agrega e que só aparece mais em época de eleição. Sérgio Aguiar é aquele que brigou com Zezinho, provocou ira nos Ferreira Gomes, a extinção do TCM e acabou voltando feito filho pródigo ao ninho oficial para não perder espaços políticos. 

 

E Salmito? É tido como novato, mas traz no currículo a experiência de quem preside a Câmara Municipal de Fortaleza e mostrou-se fiel aos Ferreira Gomes, principalmente a Cid Gomes, senador eleito, no tiroteio sobre delações dos chefões da JBS. A certeza é uma só: o novo presidente sairá do PDT e, até a eleição, em janeiro próximo, o PDT ainda conversará muito com Camilo Santana, o governador mais bem votado da história do Ceará (quase 80% de sufrágios).

 

OLHO NA CÂMARA

 

Com Salmito Filho (PDT) eleito deputado estadual, abre-se o debate agora sobre sucessão no comando da Câmara. Já estão no páreo, Adail Júnior (PDT) e Elpídio Nogueira (PDT) que é secretário municipal de Direitos Humanos.

 

OLHO NA CÂMARA 2

 

Noutra ponta, estão na peleja também Gardel Rolim (PPL), Michel Lins (PPS), Raimundo Filho (PRTB) e correndo por fora Dr. Eron (PP), que se efetivará com a saída de Salmito Filho.

 

ADOTAR É PRECISO

 

O Coletivo de Pais e Pretendentes a Adoção de Fortaleza puxa audiência para o próximo dia 19, na Câmara Municipal em defesa da adoção tardia, do processo de apadrinhamento e do projeto Anjos da Adoção, dentre outros assuntos importantes.

 

ESCLARECENDO

 

Alanderson Mangueira é do PPL e não do PDT como divulgamos. A direção do seu partido, que é da base do prefeito Roberto Cláudio (PDT), esclarece que decidiu apoiar apenas Cid Gomes (PDT) para o Senado.

 

NOIA 2018

 

Começa hoje, às 19h30min, no Centro Dragão do Mar, o XVII Festival de Audiovisual Universitário - Festival Noia (www.festivalnoia.com.br/2018). Até terça-feira, com programação gratuita, incluindo oficinas, palestras e cinema e homenagens.

 

ERRO POLÍTICO...

 

Salmito Filho (PDT) bateu duro ontem, na Câmara Municipal, no núcleo político do Paço por causa do aumento nos alvarás. "Induziu o prefeito ao erro!", afirmou, explicando: "Não falei na época para não dar impressão de que queria me aproveitar eleitoralmente.

 

... E OS ALVARÁS

 

Bom lembrar que o núcleo político do prefeito RC conta com a Sefin, PGM e ainda a chefia de gabinete que, até bem pouco tempo, era ocupada pelo deputado estadual eleito Queiroz Filho (PDT).

 

130

jornalistas, pelo menos, foram agredidos em situações diretamente relacionadas à cobertura destas eleições, até o momento. Segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

 

JARDIM DIGITAL

 

O Instituto Nordeste Cidadania lança segunda-feira, às 9 horas, na sede do Movimento Saúde Mental do Bom Jardim, curso de robótica e jogos digitais. Para 120 crianças, de 10 a 14 anos. De graça e com apoio do BSQ Inova.

 

JERI & NEGÓCIOS

[FOTO1] 

Nem só de eventos esportivos vive a Vila de Jericoacoara. Por conta do acesso aéreo à vontade, atrai agora congressos nacionais. Um deles, o I Seminário Nacional de Regulação e Saneamento, que reunirá agências de regulação de todo o País. Dias 8 e 9 de novembro.

 

SOBE

 

Lar Amigos de Jesus (3067 6565), que acolhe crianças em tratamento do câncer. Neste Mês da Criança, que tal uma visita com doações?

 

Desce

 

Festival de gatos circulando nas trilhas do Parque do Cocó, apesar de ações de controle da gerência do equipamento. O miado continua.

 

HORIZONTAIS_

 

O Centro Fashion Fortaleza abrirá normalmente nesta sexta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. Vai funcionar das 14 às 22 horas. Bom para o turismo. /// O 9º Juizado Especial Cível não funcionará na próxima segunda-feira. Opera nas dependências da Faculdade 7 de Setembro, que não abrirá em virtude do feriado pelo Dia do Professor.

/// Iguatu (Centro Sul) conta agora com três deputados estaduais: Agenor Neto (reeleito), André Fernandes e Marcos Sobreira. /// O presidente da Fiec, Beto Studart, segue hoje para os EUA. Agenda não divulgada. /// Só lembrando: "E aí, Ciro, como ficou o eleitor que fez conta sonhando com a retirada do nome do SPC?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?