Logo O POVO+
Ciro Gomes e os embalos da velha política
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ciro Gomes e os embalos da velha política

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Na década dos anos de 1970, o então governador Virgílio Távora, quando voltava de uma viagem, era sempre recebido com festa, no antigo terminal de passageiros do Aeroporto Pinto Martins. Esse mesmo script ainda chegou a ser incorporado na gestão do ex-governador Gonzaga Mota. Nessa época, estávamos como repórter na Rádio Uirapuru e, ao menor sinal de que "Totó", como era chamado, regressaria de alguma missão em Brasília ou no Exterior, eramos convocados pela direção da emissora, com direito a esticar para aguardar outro personagem: o então senador Mauro Benevides. Hoje, às 20 horas, haverá ato do gênero para recepcionar o ex-governador Ciro Gomes, que retorna das férias da Europa. O tempo passa, o tempo voa, mas a província continua mesma. Ecos de renovação nesse modelito, só se o "Cirão das Massas" abrir o verbo no apoio explícito ao candidato a presidente da República pelo PT, Fernando Haddad. Fora disso, tudo ficará na velha política. Ou no portfólio eleitoral de 2022.

 

BALA PERDIDA

 

O candidato a presidente pelo PSL, Jair Bolsonaro, já admite flexibilizar o Estatuto do Desarmamento. Por aqui, deixa em clima de saia justa o seu apoiador, o senador eleito Eduardo Girão (Pros), que, como humanista, integrou campanhas nacionais contra as armas.

 

PALANQUE

 

A advogadas Roberta Vasques receberá, dia 7 próximo, às 19 horas, na Câmara Municipal, a Medalha Boticário Ferreira. Vice licenciada, é candidata à presidência da OAB do Ceará.

 

FUTURO

 

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará elabora documento a ser entregue ao governador reeleito Camilo Santana. Com reivindicações sobre o que pode melhorar no plano agrícola, informa o presidente da entidade, Flávio Barreto.

 

ALO, AMC!!

 

Em várias vias secundárias de bairros da periferia de Fortaleza - como da Zona Oeste, por exemplo, a reclamação é geral: falta sinalização horizontal. E  haja pequenos acidentes de trânsito

 

ME AGUARDE!

 

A Semace e a Polícia Ambiental, sob orientação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, farão uma operação na área do rio Mundaú. Informa para este colunista o titular da pasta, Artur Bruno.

 

72

anos completaria hoje, se vivo estivesse, o cantor e compositor Belchior. Ele será lembrada, a partir das 17 horas, com shows no Centro Cultural que leva seu nome.

 

PÉ DIREITO

 

Mais mil empregos ganhará Senador Pompeu (273 km de Fortaleza), a partir de 2019. Porque a fábrica de calçados Senador Pompeu expande seus galpões. O prefeito Maurício Pinheiro só não bota a Adece (o órgão apoia a ação) no céu, porque não pode.

 

BOICOTE AO VOTO

 

O Movimento Crítica Radical promove hoje, a partir das 10 horas, na Praça do Ferreira (Centro), um ato contra as eleições 2018. Hora de apregoar boicote ao voto, dentro da luta que o grupo trava contra o capitalismo, avisa a ex-vereadora Rosa da Fonseca.

 

FRANCISCANO

 

Nos atos que marcarão hoje os 109 anos do Dnocs, um fato: mesmo sob constante ameaça de extinção, o órgão ainda constrói barragens e açudes importantes no Nordeste. Mesmo tendo sido alijado de estar à frente da maior obra na região: a transposição do São Francisco.

 

MASSA!

[FOTO1] 

Geraldo Luciano, vice-presidente do Grupo M. Dias Branco, o maior do ramo de massas alimentícias da América Latina, não teme o extremismo destas eleições. Para ele, após o pleito, quem ganhar vai ter que convocar a todos para a luta pró-geração de empregos.

 

SOBE 

 

Arthur, atacante do Ceará, que vem marcando gols e mostrando, na prática, que o Palmeiras investiu bem em contratá-lo.

 

Desce 

 

Clima de intolerância que prevalece nas redes sociais, onde propostas para o País dão lugar a futricas, intrigas e fake news.

 

HORIZONTAIS_ 

 

Eduardo Diogo lança hoje, às 18 horas, na Fiec, o livro Muda Brasil. Com o ministro Raul Araújo (STJ), apresentando a obra. /// Estrelas da Escola do Ballet Russo já estão no Brasil com o espetáculo Ballet de Moscou no Gelo. Inclui apresentação em Fortaleza nos dias 8 e 9 de novembro, no palco do Teatro RioMar Papicu, que se transformará em verdadeira pista de gelo de 120 m². /// Hoje e amanhã, no Centro de Eventos, a XV Fenóptica, a maior feira de materiais, produtos ópticos e relógios do Norte e Nordeste. Com palestras, expositores de marcas famosas e desfile dos últimos lançamentos de óculos, o Ceará Fashion Glasses. /// Só lembrando: "Outubro está chegando ao fim... e aí, a nova Aguanambi será entregue no prazo?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?