Logo O POVO+
Camilo ganhou um governo pra chamar de seu?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo ganhou um governo pra chamar de seu?

NULL (Foto: )
Foto: NULL
 

O governador Camilo Santana (PT) foi reeleito em primeiro turno. Sem sombra de dúvidas, um aval popular mais do que desejado por todo e qualquer gestor público. As pesquisas já sinalizavam para esse rumo. Bem, a partir de agora, Camilo terá que se debruçar na necessidade de imprimir, em sua nova administração, uma marca para chamar o Abolição de seu de fato. Nesta nova rota, ele terá que pagar o pesado preço dos acordos fechados com 24 partidos que lhe garantiram supremacia nas urnas, com aval dos Ferreira Gomes. Claro que a fatura política não chega agora, pois o País ainda vive o clima da disputa presidencial de segundo turno, mas virá em breve. Mais do que na primeira fase de governo, Camilo terá que aprimorar sua qualidade por demais decantada, em prosa e verso político: ser um homem do diálogo.

 

HUB POLÍTICO

De Maia Júnior, o tucano que é secretário do Planejamento e Gestão de Camilo, indagado se continuará no governo: "Meu compromisso com ele é até o fim da gestão, mas vamos aguardar o momento certo." Maia toca o pacotão de concessões do Abolição.

 

FICA OU NÃO FICA?

Entre gente da confiança de Camilo Santana paira uma dúvida: na nova gestão, haverá espaço para André Costa, o titular da SSPDS? Embora divulgando reduções de homicídios, continua alvo de questionamentos sobre um plano para sua área.

 

I LOVE CIRO

Reeleito, José Guimarães (PT) disse ontem que, com Haddad no segundo turno, a ordem agora é "formar uma frente ampla contra o fascismo (refere-se a Bolsonaro)". E avisou: "Vamos procurar o Ciro. Queremos o apoio do Ciro!" Ontem, Ciro já admitiu o aval.

 

VOTO NA SANFONA

Como bom católico, o cantor e sanfoneiro Waldonys foi à missa antes de ir votar. Com ele, na Igreja de Santo Afonso, no bairro Parquelândia, toda a família. Na seção de votação, em escola ao lado, foi reconhecido e cercado por fãs-eleitores.

 

GRADE BUROCRÁTICA

A Fraport, com sete ações no canteiro das obras de ampliação do aeroporto, ainda aguarda uma licença a ser liberada pela Semace. Diz respeito a soltura de animais silvestres por ventura capturados durante o desmatamento no projeto.

 

BEIJINHOS DOCES

O candidato Eduardo Girão bem que ficou na fila, em seção do Labomar (UFC), mas, como estava com a filhinha nos braços, ganhou prioridade. Depois do voto, deu um beijão na sua mulher, Márcia Thé.

 

12º

lugar ocupa a Universidade Federal do Ceará no Ranking da Folha sobre instituições de ensino superior no item desempenho na área de pesquisas.

 

ASA PARTIDA

O senador Tasso Jereissati (PSDB) foi um dos maiores derrotados no pleito deste ano no Ceará, dizem analistas políticos. O candidato dele, General Theophilo, só garantiu mesmo que o pleito não acabasse no W.O. E Alckmin perdeu até para o Cabo Daciolo (Patriotas).

 

VOU VOLTAR!

Em primeiro na votação para a Câmara dos Deputados, o Capitão Wagner (Pros) não escondia dos correligionários: em 2020, voltará a disputar a Prefeitura de Fortaleza. Em 2014, ele perdeu no pleito de segundo turno para o prefeito Roberto Cláudio.

[FOTO1]

HAJA CORAÇÃO!!

O senador Eunício Oliveira (MDB) foi a derrota mais surpreendente e com direito a apuração emocionante. Só deu para dizer quem ganharia a vaga no final da apuração. Mas sobra ponto a menos para Camilo Santana, que bancou seu nome contra setores da base aliada.

 

SOBE

 

Camilo Santana

que foi eleito em primeiro turno com grande vantagem sobre os adversários.

 

Desce

 

Alta abstenção

nas eleições deste ano, segundo o TSE. Aqui no Ceará, quase 1,1 milhão não foram às urnas. Eita!!

 

HORIZONTAIS_

A Construtora Dias de Sousa inaugura dia 18, às 19 horas, o Centro Comercial WSTC. Na avenida Washington Soares, 3663. /// Pauta Defesa dos pets é algo forte mesmo. O vereador Célio Studart (PV) foi o segundo mais votado para a Câmara dos Deputados com esse mote. /// Prossegue o novenário no Santuário de Nossa Senhora de Fátima que, ontem, por alguns candidatos a cargos proporcionais. Uns pedindo bênçãos e outros agradecendo pelos votos. /// Só lembrando: "E aí, a luta agora é do petismo contra o antipetismo?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?